A relação forma e conteúdo dos nexos conceituais de contagem em aulas online para crianças de 1º ano do Ensino Fundamental

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Patrícia Pereira

Resumo

Esse artigo é decorrente de uma pesquisa de doutorado fundamentada teórica e metodologicamente pelo paradigma materialista histórico-dialético, cujo objetivo foi analisar a relação forma e conteúdo dos nexos conceituais de contagem (senso numérico, correspondência um-a-um, sequência/ordenação, agrupamento). Para a construção das informações foram assistidas e analisadas aulas online de matemática transmitidas pelo Centro de Mídias Educação Infantil e Anos Inicias (CMSPi), durante a pandemia, para crianças matriculadas nas séries iniciais, do Ensino Fundamental na rede Estadual de São Paulo, de forma a compreender como e quais nexos conceituais de contagem são apresentados, identificando a relação forma e conteúdo desses nexos. Os resultados apresentados mostraram que as aulas online priorizaram a forma por meio do uso de materiais concretos manipuláveis, como tampinhas, fichas e palitos, com destaque para os elementos perceptíveis do conceito que se manifestam nas cores dos objetos e representações numéricas. O conceito de contagem fica restrito à indicação pelas crianças dos objetos a partir da correspondência um a um com os dedinhos seguido da representação das quantidades pelos símbolos numéricos que se apresentam na base numérica dez.

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Como Citar
Pereira, P. (2024). A relação forma e conteúdo dos nexos conceituais de contagem em aulas online para crianças de 1º ano do Ensino Fundamental. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–15. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-36
Seção
DOSSIÊ II - Movimento lógico-histórico dos conceitos: formação de professores, ensino e pesquisas

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