Formação de habilidades em Modelagem Matemática fundamentada no sistema didático Galperin, Talízina, Majmutov para licenciandos em Matemática. Resumo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente texto apresenta, nos limites do resumo, os resultados do trabalho de doutoramento que trata da formação das habilidades requeridas no processo de modelagem matemática para licenciandos de Matemática da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Distrito Federal: MEC, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 3 nov. 2023.
CARARO, E. F. F.; KLUBER, T. E. Concepções de Modelagem Matemática na Formação de Professores em Modelagem Matemática. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 14., 2017, Cascavel: UNIOESTE-PR, 2017, p. 116.
D’AMBROSIO, U. Educação matemática da teoria à prática. Coleção perspectivas em educação matemática. 17. ed. Campinas: Papirus, 2009.
GALPERIN, P. Y. La formación de los conceptos y las acciones mentales. In: QUINTANAR, R. L; SOLOVIEVA, Y. (Org.). Las funciones psicológicas en el desarrollo del niño. México: Trillas, 2011. p. 80-90.
MAJMUTOV, M. La Enseñanza Problémica. Habana: Pueblo y Revolución, 1983.
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T. Proposta de um esquema da base orientadora completa da ação da atividade de situações problema discente. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 180–200, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/56482 . Acesso em: 3 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56482.
WAKIYAMA, Y. N.; MENDOZA, H. J. G. Diagnóstico da aprendizagem por meio da atividade de situações problema discente em modelagem Matemática dos estudantes de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Amazonas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 6, p. 1–25, 2021. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3175 . Acesso em: 3 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n6a05.
TALÍZINA, N. Psicologia de La Enseñanza. Moscu: Editorial Progreso, 1988.