Proposta de um esquema da base orientadora completa da ação da atividade de situações problema discente

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Héctor Jose García Mendoza
Oscar Tintorer Delgado

Resumo

Esquema da Base Orientadora Completa da Ação da Atividade de Situações Problema Discente é fundamentada na teoria da atividade com a finalidade de formação de habilidade na resolução de problemas em Ciências e Matemática, na zona de desenvolvimento proximal. Por meio da interação entre professor, estudante e tarefa com caráter problematizador segundo Majmutov a Atividade de Situações Problema Discente deve transitar pelas diferentes etapas de formação das ações mentais e dos conceitos de Galperin, mediada pela estratégia metodologia de direção da Atividade de Estudo de Talízina. Esta atividade está formada pelas ações invariantes: formular o problema discente, construir o núcleo conceitual e procedimental, solucionar o problema discente e analisar a solução e cada ação está formada por operações. O objetivo do artigo é propor um Esquema da Base de Orientação Completa da Ação como modelo didático de referência para a orientação, execução e controle da Atividade de Situações Problema Discente. Os autores adequam a proposta na resolução de problema por meio de modelo matemático e experimentação.

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Como Citar
Mendoza, H. J. G., & Delgado, O. T. . (2020). Proposta de um esquema da base orientadora completa da ação da atividade de situações problema discente . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(1), 180–200. https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56482
Seção
Dossiê Sistema Galperin-Talízina: contribuições para a Didática Desenvolvimental

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