Os processos dialógicos na concepção do projeto de investigação científica em línguas

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José Marra

Resumo

A construção de qualquer texto implica a assunção do posicionamento do enunciador que orienta a constituição dos enunciados. Ainda assim, os enunciados realizam-se sob o empreendimento dialógico da língua como seu princípio constitutivo e de ação. O presente artigo objetiva analisar as relações dialógicas entre o conteúdo dos projetos de investigação dos estudantes da língua portuguesa e os respetivos quadros teóricos, considerando a teoria histórico-cultural como sua base epistemológica e as noções de discurso e de texto de Dominique Maingueneau e Mikhael Bakhtin, respetivamente.  A metodologia utilizada foi de caracter interpretativo, baseada na qualidade dos nexos de sentido instituídos na relação do investigador com os dados (partes de textos extraídos para a análise). O artigo conclui que os processamentos dialógicos que os estudantes de línguas empreendem na construção do quadro teórico de suas pesquisas resultam maioritariamente de citações diretas às quais ficam subordinadas todas as estratégias argumentativas do texto.

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Como Citar
Marra, J. (2024). Os processos dialógicos na concepção do projeto de investigação científica em línguas . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–18. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-14
Seção
DOSSIÊ - Psicologia Histórico Cultural no Ensino Superior: tecendo contribuições

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