Aprendizagem desenvolvimental no sistema de formação de especialistas em profissões no campo da Socionomia

Conteúdo do artigo principal

Yuri Mikhailovich Shvalb

Resumo

O artigo examina o problema de transferência e possibilidades de ampliação dos princípios e da tecnologia da aprendizagem desenvolvimental além das fronteiras da escola primária e da educação escolar. Está comprovado que a estrutura lógica dos processos de formulação e resolução de tarefas de estudo, desenvolvida por V. V. Repkin, está de acordo com a abordagem baseada em competências nos sistemas educativos orientados para a prática. Mostra-se a possibilidade de implementação da tecnologia da aprendizagem desenvolvimental na formação profissional de psicólogos e assistentes sociais em instituições de nível superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Shvalb, Y. M. (2023). Aprendizagem desenvolvimental no sistema de formação de especialistas em profissões no campo da Socionomia. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(1), 1–22. https://doi.org/10.14393/OBv7n1.a2023-71009
Seção
DOSSIÊ - AS CONTRIBUIÇÕES DA OBRA DE V. V. REPKIN PARA PENSAR E DEBATER AS QUESTÕES DA EDUCAÇÃO E DA DIDÁTICA

Referências

DAVIDOV, V.V. Problemas da aprendizagem desenvolvimental: experiência de pesquisa psicológica teórica e experimental. Moscou: Pedagogia, 1986, 240 p.

DUSAVITSKII, A.K. Educação desenvolvimental: teoria e prática. Artigos. Kharkov: 2002, 146 p.

FOUCAULT, M. O nascimento da clínica. Moscou: Editora “Projeto Acadêmico”, 2014, 187 p.

FROLOVA, I. T. (Ed.). Dicionário Filosófico. 7ª ed. Revisada. Moscou: República, 2001, 719 p.

MASHBITS, E. I. Fundamentos psicológicos para a gestão da gestão da atividade de estudo. Kiev: Escola Vishcha, 1987, 224 p.

REPKIN, V.V., REPKINA, N.V. Modelo teórico da aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A, M. (Orgs.). Ensino desenvolvimental: sistema Elkonin-Davidov-Repkin. Campinas: Mercado de Letras; Uberlândia: Edufu, 2019, p. 27-73.

REPKIN, V.V.; DOROKHINA, V.T. O processo de aceitação da tarefa na atividade de estudo. In: Teoria dos problemas e formas de os resolver. Kiev, 1973, p. 34-41.

REPKIN; V. V.; REPKINA, N. V. Aprendizagem desenvolvimental: teoria e prática. Artigos. Tomsk: Peleng, 1997, 288 p.

SHCHEDROVITSKY, G. P. Sobre os princípios iniciais da análise da formação e desenvolvimento no quadro da teoria da actividade. In: SHCHEDROVITSKY, G.P. Trabalhos selecionados. Moscou: Cult. Polit., 1995, p. 197-227.

SHVALB, Yuri Mikhailovich. Modelo psicológico de estabelecimento de objetivo. Kiev: Stylos, 1997, 240 p.