Concepções pedagógicas da modernidade: um espelhamento da práxis educativa na contemporaneidade

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Mary Aurora da Costa Marcon
Cláudia Helena dos Santos Araújo
Olira Saraiva Rodrigues

Resumo

O presente texto tem por objetivo realizar uma análise abrangente das concepções pedagógicas desde a era moderna até os dias contemporâneos no âmbito do trabalho educacional, buscando, assim, refletir sobre os significados subjacentes e concepções implícitas de educação, além de propor uma análise crítica do pensamento educacional. Além disso, aborda o desenvolvimento da Pedagogia enquanto disciplina científica no século XX. Do ponto de vista metodológico, este escrito adota uma abordagem qualitativa, ancorada em uma pesquisa bibliográfica. A fim de compreender as proposições inerentes a uma Pedagogia moderna, laica e fundamentada na racionalidade, emerge uma investigação que se inicia por meio da análise de obras de autores tanto clássicos quanto contemporâneos, a fim de proporcionar ao educador uma percepção da práxis pedagógica em um cenário que permeia o século XXI. 

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Como Citar
Marcon, M. A. da C., Araújo, C. H. dos S., & Rodrigues, O. S. (2023). Concepções pedagógicas da modernidade: um espelhamento da práxis educativa na contemporaneidade . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(3), 1–18. https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-70450
Seção
VARIA/VARIES

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