Sistema didático Zankov: sessenta e seis anos de trajetória experimental (1957-2023) Apresentação

Conteúdo do artigo principal

Andréa Maturano Longarezi

Resumo

O presente texto se propõe enfatizar os aspectos que fundamentam o sistema Zankov do ponto de vista didático e metodológico. Para isso, em um primeiro momento dá relevo à vida e obra de seu precursor, Leonid Vladimirovich Zankov, com foco para o pensamento do autor que sustenta a intensa atividade experimental realizada em escolas soviéticas, no período de 1957 a 1977. Em um segundo momento, apresenta uma síntese dos principais aspectos que caracterizam o sistema, tais como: (1) suas finalidades; (2) as condições necessárias para a aprendizagem; (3) os princípios didáticos; (4) o método e a proposta metodológica; (5) as características da aula zankoviana; (6) os materiais didáticos; e (7) o papel que assumem o professor e a família na escola zankoviana. O processo de experimentação, implementação e reconhecimento oficial do sistema atravessa todo o texto, visando percorrer, ainda que de forma sintética e introdutória, a história de sessenta e seis anos do sistema didático Zankov (1957 a 2023), o que permite ao leitor ter uma visão ampla e abrangente da proposta que orienta essa perspectiva didática de aprendizagem desenvolvimental; bem como introduz o contexto teórico, conceitual e metodológico a partir do qual se situam os demais artigos que compõem o dossiê Sistema Didático Zankov.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Longarezi, A. M. (2023). Sistema didático Zankov: sessenta e seis anos de trajetória experimental (1957-2023): Apresentação. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(2), 1–30. https://doi.org/10.14393/OBv7n2.a2023-70261
Seção
DOSSIÊ - Sistema didático Zankov

Referências

AMORIM, Lóren G. K. M. Equações do 2° grau e o sistema zankoviano: um olhar para o desenvolvimento do estudante. [Tese de doutorado]. Uberlândia: Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, 2022.

AMORIM, Lóren Grace Kellen Maia; MARCO, Fabiana Fiorezi de; PEREIRA, Mariana Martins. O processo de obutchénie de equações do 2º grau fundamentado no sistema didático zankoviano para a formação ética e moral de estudantes. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Vol 7, N. 2, 2023.

AQUINO, O. F. L. V. Zankov: aproximações a sua vida e obra. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Org.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 1 ed. Uberlândia: EDUFU, 2013, p. 196 – 220.

AQUINO, O. F. O experimento didático-formativo: contribuições de L. S. Vigotski, L. V. Zankov e V. V. Davidov. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia: EDUFU, 2017, v. 1, p. 325-350.

BIBLIOTECA CIENTÍFICA REGIONAL VLADIMIR. L. V. Zankov – um excelente psicólogo, cientista, professor, Casaquistão, 30 de março de 2023. Disponível em: https://www.nbrkomi.ru/str/id/83/3809. Acesso em: 03 de junho de 2023.

BIBLIOTECA NACIONAL DA REPÚBLICA DE KOMI. Leonid Zankov - cientista reformador da escola primária, Komi, 13 de novembro de 2020. Disponível em: https://www.nbrkomi.ru/str/id/83/3809. Acesso em: 17 de maio de 2023.

BOGUSLAVSKY, M.V. Leonid Vladimirovich Zankov (Леонид Владимирович Занков). Educação pública na Rússia: almanaque histórico (Народное образование в России: исторический альманах). Moscou: Educação pública, 2000. - S. 370.

FEROLA, Bianca de C. O desenvolvimento integral na obra de L. V. Zankov (1957-1977): um olhar para os princípios e orientações metodológicas [Dissertação de Mestrado]. Uberlândia: Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, 2019. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5510.

FEROLA, Bianca Carvalho; LONGAREZI, Andréa Maturano. Princípios didáticos, orientações metodológicas e desenvolvimento integral do estudante: contribuições de L. V. Zankov. PUENTES, Roberto V.; LONGAREZI, Andréa M. Enfoque histórico-cultural e teoria da aprendizagem desenvolvimental: contribuições na perspectiva do Gepedi. Livro I, 2021. https://phillosacademy.com/enfoque-historico-cultural-e-aprendizagem-desenvolvimental-contribuicoes-na-perspectiva-do-gepedi.

FONDECO. Sistema de educação primária de Zankov. Moscou: Rússia, 2022. Disponível em: https://fondeco.ru/pt/sistema-nachalnogo-obrazovaniya-zankova-shkolnyi-gid/. Acesso em: 08 de jun. de 2023.

FOXFORD. O que é o sistema Zankov e como aprender com ele. Moscou: Rússia, 04, de outubro de 2021. Disponível em: https://externat.foxford.ru/polezno-znat/razvivayushchaya-didakticheskaya-sistema-zankova. Acesso em: 10 jun. de 2023.

GARCIA, Silas Alberto. O sistema zankoviano de educação: razoando possibilidades didático-metodológicas para as aulas de educação física no ensino fundamental. [Trabalho de conclusão de curso- licenciatura em Educação Física]. Goiânia: Universidade Estadual de Goiás, 2020.

GARCIA, Silas Alberto; MIRANDA, Made Júnior; NOLETO, Euzébia Oliveira. Sistema zankoviano de educação: desenvolvimento, características e fundamentação psicológica. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Vol 7, N. 2, 2023.

GUSEVA, L. G. Transição na educação russa: o sistema zankoviano no atual ensino fundamental. In: In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia: EDUFU, 2017, p. 225 – 242.

GUSEVA, L. G.; SOLOMONOVICH, M. Implementing the Zone of Proximal Development: From the Pedagogical Experiment to the Developmental Education System of Leonid Zankov. International Electronic Journal of Elementary Education, v. 9, n. 4, p. 775-786, 2017. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1146704.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.

GURKOVA, V. S. A ideia de desenvolver a educação L. V. Zankova (Идея развивающего обучения Л. В. Занкова). Potencial intelectual do século XXI: etapas do conhecimento (Интеллектуальный потенциал XXI века: ступени познания). no. 35, 2016, p. 6-11.

KOROBEINIKOV, I. A. Por ocasião do 120º aniversário do nascimento de Leonid Vladimirovich Zankov (1901 - 1977) (К 120-летию со дня рождения Леонида Владимировича Занкова (1901 – 1977)). Defectologia (Дефектология). n. 4, 2021, p. 70-72.

LONGAREZI, Andréa M. Gênese e constituição da Obutchénie Desenvolvimental: expressão da produção singular-particular-universal enquanto campo de tensão contraditória. Revista Educação (UFSM), Santa Maria. Vol. 45, 2020, p. 1-32. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644448103.

LONGAREZI, Andréa Maturano; FEROLA, Bianca Caralho. Educação-aprendizagem-desenvolvimento e o método de investigação na conceção de L. V. Zankov. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Vol 7, N. 2, 2023.

NECHAEVA, N.V.; ROSHCHINA, N. V. Sistema pedagógico desenvolvimental de educação L.V. Zankov: manual de aprendizagem (Педагогическая система развивающего обучения Л.В. Занкова: Учебное пособие). Самара: Издательский дом «Федоров», 2006.

PEREIRA, Djalma Gonçalves. A Organização do ensino-aprendizagem dos logaritmos na perspectiva de Leonid V. Zankov. [Tese de doutorado]. Uberaba: Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade de Uberaba, 2020.

PEREIRA, Djalma Gonçalves; RESENDE, Marilene Ribeiro; AQUINO, Orlando Fernández. Pressupostos teóricos e metodológicos do sistema didático zankoviano. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Vol 7, N. 2, 2023.

PUENTES, R. V; AQUINO, O. F. Ensino desenvolvimental da atividade: uma introdução ao estudo do sistema zankoviano (1957-1977). Linhas Críticas, Brasília, v. 24, p. 342 – 366, 2018. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20106.

PUENTES, R.V.; LONGAREZI, A.M. (Orgs.) Dossiê Didática desenvolvimental: diferentes concepções histórico-culturais. Linhas Críticas, vol. 24, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/issue/view/1503. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.

SISTEMA L. V. ZANKOV. Princípios básicos. Sistemas de aprendizagens modernos. Moscou: Rússia, 2006. Disponível em: https://www.neolove.ru/articles/mama/early_childhood_education/method_zankova/sovremennye_sistemy_obuchenija.html. Acesso em: 03 de jun. de 2023.

ZANKOV, Leonid V. Didática e vida (Дидактика и жизнь). Moscú: Просвещение, 1968.

ZANKOV, Leonid V. Aprendizagem e desenvolvimento (Обучение и развитие). Москва: Педагогика, 1975a.

ZANKOV, Leonid V. Conversa com professores (Беседы с учителями). 2-е изд (2 edição). Москва: Просвещение, 1975b.

ZANKOV, Leonid V. La enseñanza y el desarrollo. Traducción del ruso por Vicente Pertegaz. Moscú: Editorial Progreso, 1975 [1984].

ZANKOV, Leonid V. Combinação dos meios verbais e visuais no ensino. Imagem/ tecnologia/ educação. Nº 1, agosto-setembro-outubro. UFRJ, 1989.

ZANKOV, Leonid V. Trabalhos pedagógicos selecionados (Избранные педагогические труды). Москва: Педагогика, 1990.

ZANKOV, Leonid V. Combinações de meios verbais e visuais no ensino. In: Psicologia e Pedagogia II – Investigações Experimentais sobre problemas didáticos específicos. Luria, Leontiev, Vigotski e outros. 2. ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1991.

ZANKOV, Leonid V. Ensino e Desenvolvimento. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Org.). Ensino desenvolvimental: antologia: livro 1; trad. Ademir Damazio ... [et al.] – Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 173 – 179.

ZVEREVA, M. V.; NECHAEVA, N. A. PETROVA, V. G. Leonid Vladimirovich Zankov. Psicólogo, defectologista, pedagogo (1901-1977) (Леонид Владимирович Занков. Психолог, дефектолог, педаго. Jornal de Psicologia. Moscou: 2015. Disponível em http://psyjournals.ru/files/84622/19_zankov.pdf.