O livro didático como meio de formação da atividade de estudo: por que precisamos de livro didático na aprendizagem desenvolvimental?

Conteúdo do artigo principal

Elena Vadimovna Vostorgova

Resumo

O artigo analisa, com base na experiência teórica e prática acumulada pela autora durante anos de elaboração de livros didáticos para a aprendizagem da língua russa no interior do sistema psicológico-didático D. B. Elkonin-V. V. Davidov como colaboradora de V. V. Repkin. Sustenta-se a tese de que o livro didático é essencial para o desenvolvimento da aprendizagem da língua nos anos iniciais do nível fundamental, quando assume como função mais importante proporcionar condições para que os alunos reproduzam os processos de análises e generalizações significativas das propriedades do tema estudado na forma de um diálogo de estudo. Portanto, a principal característica do livro didático na aprendizagem desenvolvimental é que ele deve ser dialógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Vostorgova, E. V. (2023). O livro didático como meio de formação da atividade de estudo: por que precisamos de livro didático na aprendizagem desenvolvimental? . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(1), 1–8. https://doi.org/10.14393/OBv7n1.a2023-69013
Seção
DOSSIÊ - AS CONTRIBUIÇÕES DA OBRA DE V. V. REPKIN PARA PENSAR E DEBATER AS QUESTÕES DA EDUCAÇÃO E DA DIDÁTICA

Referências

REPKIN, V. V.; VOSTORGOVA, E. V.; NEKRASOVA, T. V. Língua Russa: 1º ao 4º ano. Exemplo de Programa de Trabalho. Guia do professor. Moscou, 2019.

VOSTORGOVA, E. V. Guia metodológico para livros didáticos para o primeiro ano (V. V. Repkin, E. V. Vostorgova, V. A. Levin) e língua russa (V. V. Repkin, E. V. Vostorgova). Moscou: Binom (Laboratório do Conhecimento), 2019, 128 p.