O conceito de objeto de ensino na Atividade Pedagógica

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Maria Lucia Panossian
Carolina Picchetti Nascimento

Resumo

A problemática sobre o que ensinar na atividade pedagógica aparece, muitas vezes, associada diretamente ao debate sobre a definição de uma lista ou sequência de conteúdos, assuntos ou tópicos de ensino. A partir dos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural discutem-se três questões gerais: a relação entre os conteúdos de ensino e os conhecimentos sistematizados das áreas disciplinares; a expressão da relação entre conteúdo e conhecimento em propostas curriculares, notadamente, na atual Base Nacional Comum Curricular; a especificidade do papel do professor na organização dos conhecimentos a serem ensinados e aprendidos na escola. Argumenta-se que a organização da atividade pedagógica direcionada a promover o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes passa pela sistematização dos objetos de ensino em cada área de conhecimento. Assume-se que o termo objeto de ensino expressa os nexos conceituais de uma área, sintetizando a unidade entre as necessidades historicamente surgidas e as respostas que foram sendo desenvolvidas a tais necessidades em uma determinada esfera da vida. Nesse sentido, argumenta-se que o objeto de ensino possa se colocar como um potencial instrumento para a atividade docente em relação à análise dos diversos conteúdos prescritos.

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Como Citar
Panossian, M. L., & Nascimento, C. P. (2022). O conceito de objeto de ensino na Atividade Pedagógica. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(2), 334–357. https://doi.org/10.14393/OBv6n2.a2022-66638
Seção
DOSSIÊ
Biografia do Autor

Maria Lucia Panossian, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5847-4485

Carolina Picchetti Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8146-6771

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