A aprendizagem criativa do sujeito um estudo à luz da Didática Desenvolvimental e da Teoria da Subjetividade

Conteúdo do artigo principal

Flávia Pimenta de Souza Carcanholo
https://orcid.org/0000-0001-5583-9119

Resumo

O presente resumo de tese aborda uma discussão acerca da aprendizagem do sujeito enquanto uma produção criativa, sobre a base dos fundamentos teóricos da Didática Desenvolvimental, dos estudos decorrentes do sistema didático Elkonin-Davidov-Repkin e da Teoria da Subjetividade, realizada por F. González Rey. Parte-se do pressuposto que para aprender é preciso considerar o sujeito desse processo, sendo este o protagonista nesta ação. Requer, ainda, conceber as condições históricas, culturais, sociais e subjetivas oriundas do processo de aprender. Neste sentido, direciona-se à hipótese que todo indivíduo só aprende quando emerge como sujeito, sendo essa aprendizagem fruto da sua atividade criativa, em unidade simbólico-emocional. Dessa hipótese, origina-se a problemática da pesquisa sobre a aprendizagem humana ser sempre um ato de produção criativa; se a criança é sujeito de sua aprendizagem e se só aprende o sujeito. O objetivo geral da pesquisa esteve direcionado a investigar a produção da aprendizagem criativa na Atividade de Estudo, vinculada à área da matemática, por meio da metodologia do estudo de caso com crianças do primeiro ano do ensino fundamental, considerando a subjetividade. Utilizou-se dos princípios da Metodologia Construtivo Interpretativa para a construção e interpretação da aprendizagem, na elaboração e análise de indicadores do estudo de caso e construções hipotéticas do processo de aprender sob o ponto de vista da didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Carcanholo, F. P. de S. (2022). A aprendizagem criativa do sujeito : um estudo à luz da Didática Desenvolvimental e da Teoria da Subjetividade. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(1), 307–316. https://doi.org/10.14393/OBv6n1.a2022-65685
Seção
RESUMO DE TESES E DISSERTAÇÕES
Biografia do Autor

Flávia Pimenta de Souza Carcanholo, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba; especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Católica de Uberlândia, Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, professora do Colégio de Aplicação Eseba / UFU, Brasil.

Referências

ASBAHR, F. S. F. Significado e sentido e a questão da metodologia do trabalho pedagógico no ensino fundamental. In: MILLER, S.; MENDONÇA, S. G. L.; KOHLE, É. C. (org.) Significado e sentido na educação para humanização. Marília, SP: Oficina Universitária - Cultura Acadêmica, 2019. p. 195-211.

BOZHOVICH, L. I. O problema do desenvolvimento da esfera de motivações da criança. In: BOZHOVICH, L. I.; BLAGONODIEZHINA, L. V. Estudio de las motivaciones de la conducta de los niños y adoslecentes. Habana, Editorial Pueblo y Educación, 2020, p. 12-55. (no prelo).

CARCANHOLO, F. P. de S. A aprendizagem criativa do sujeito: um estudo à luz da Didática Desenvolvimental e da Teoria da Subjetividade. 2020. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.691.

CHAVES, N. P. S. Os princípios didáticos na perspectiva marxista da educação: limites e avanços a partir do estudo de seus fundamentos à luz da Teoria da Subjetividade. 2019. 284 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Uberlândia. 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv3n2.a2019-51890.

GONZÁLEZ REY, F. L. O sujeito que aprende: desafios do desenvolvimento do tema da aprendizagem na psicologia e na prática pedagógica. In: TACCA, M. C. V.; (org.) Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Ed. Alínea, 2014. p. 29-44.

LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. Fundamentos Psicológico-didáticos para um ensino na perspectiva histórico-cultural: a unidade dialética Obutchénie-desenvolvimento. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental (org.). Uberlândia: MG: EDUFU, 2017. p. 7-15. DOI: https://doi.org/10.14393/EDUFU-978-85-7078-460-5.

MITJÁNS MARTINEZ, A; GONZÁLEZ REY, F. L. O subjetivo e o operacional na aprendizagem escolar: pesquisas e reflexões. In: MITJÁNS MARTINEZ, A.; SCOZ, B. J. L.; CASTANHO, M. I. S. (Org.). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber Livros, 2012. p. 59-83.

MITJÁNS MARTINEZ, A; GONZÁLEZ REY, F. L. Psicologia, educação e aprendizagem escolar: avançando na contribuição da leitura cultural-histórica. São Paulo: Cortez, 2017.

MONTE, P. M.; FORTES-LUSTOSA, A. V. M. A constituição subjetiva da aprendizagem no aluno adolescente com altas habilidades/superdotação. In: MITJÁNS MARTINEZ, A.; SCOZ, B. J. L.; CASTANHO, M. I. S. (Org.). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber Livros, 2012. p. 157-182.

PUENTES, R. V.; AMORIM, P. A.; CARDOSO, C. G. Didática desenvolvimental da atividade: contribuições de V. V. Repkin ao sistema Elkonin-Davidov. Ensino Em Re-vista, Uberlândia, v. 24, n.1, p. 267-286, jan./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-12.

REPKIN, V.V.; REPKINA, N.V. Modelo teórico da aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. (Org.) Ensino desenvolvimental: Sistema Elkonin-Davidov-Repkin. Campinas, SP: Mercado de Letras; Uberlândia, MG: EUDFU, 2019. p. 27-75.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância - Ensaio Psicológico – livro para professores. Tradução Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.