Atividade de estudo e desenvolvimento humano: a metodologia do duplo movimento no ensino

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Eliane Silva
José Carlos Libâneo

Resumo

O texto aborda as relações entre a atividade de estudo e o desenvolvimento humano, conforme a teoria do ensino desenvolvimental de V. Davydov, e os estudos de M. Hedegaard e S. Chaiklin sobre a metodologia do duplo movimento no ensino entre conceitos científicos e conceitos cotidianos no desenvolvimento do pensamento teórico. Os três primeiros tópicos trazem, por meio de pesquisa bibliográfica, o posicionamento desses pesquisadores em relação ao ensino desenvolvimental, à atividade de estudo e à metodologia do duplo movimento. No tópico final, é apresentada pesquisa empírica, realizada na forma de experimento didático-formativo, tendo em vista o desenvolvimento de uma metodologia de ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva do ensino desenvolvimental. O estudo indica correlação entre a revisão teórica e a análise dos dados de observações feitas ao longo do experimento didático-formativo mostrando a efetividade do duplo movimento no ensino em promover a aprendizagem e o desenvolvimento humano nos alunos.

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Como Citar
Silva, E., & Libâneo, J. C. . (2021). Atividade de estudo e desenvolvimento humano: a metodologia do duplo movimento no ensino. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 5(3), 700–725. https://doi.org/10.14393/OBv5n3.a2021-59160
Seção
DOSSIÊ

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