Organização da atividade de estudo das crianças na escola: conceitos e princípios metodológicos essenciais

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Ana Maria Esteves Bortolanza
Anderson Borges Corrêa
Neire Márcia da Cunha

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender os conceitos e os princípios metodológicos necessários aos professores pesquisadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na organização da atividade de estudo das crianças. Por meio de uma revisão bibliográfica sobre as condições que favorecem o desenvolvimento psíquico infantil, considerando a metodologia de pesquisa genética de Vigotski e as teorias da atividade e da atividade de estudo, aponta um conjunto de subsídios teóricos e metodológicos necessários à organização da atividade de estudo das crianças no contexto escolar. Ao final, considera que o envolvimento das crianças em atividades de estudo desenvolventes desde o primeiro ano do Ensino Fundamental fornece as condições necessárias para a formação e o desenvolvimento do pensamento teórico e da personalidade capaz de pensar, planejar, julgar e tomar decisões autonomamente, isto é, de criar e resolver novas situações de estudo. Com isso, defende que a formação do pensamento teórico e do comportamento de estudo favorece a humanização da criança e constitui uma ferramenta de luta contra a exploração dos homens pelos homens.


 

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Como Citar
Bortolanza, A. M. E. ., Corrêa, A. B., & Cunha, N. M. da . (2021). Organização da atividade de estudo das crianças na escola: conceitos e princípios metodológicos essenciais. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 5(3), 630–651. https://doi.org/10.14393/OBv5n3.a2021-59157
Seção
DOSSIÊ

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