Atividade de estudo e prática docente: entre a teoria e a prática, a busca de caminhos possíveis para um processo pedagógico transformador Apresentação

Conteúdo do artigo principal

Stela Miller

Resumo

O presente dossiê traz ao leitor um conjunto de artigos que têm como foco a relação entre a atividade de estudo e a prática docente, tendo em vista a necessidade premente, que ainda temos no cenário educacional brasileiro atual, de que o desenvolvimento do processo pedagógico se faça sobre uma base teórica sólida, que ofereça ao professor a possibilidade de planejar sua atividade de ensino, organizar meios adequados para desenvolvê-la junto com os estudantes e coordenar suas ações direcionadas à implementação de uma prática transformadora dos sujeitos da aprendizagem. É fato que o educador-professor está sempre em busca de algo que possa fazer para obter uma resposta favorável dos estudantes em termos de sua atenção, concentração e adesão às ações que se processam em sala de aula. Anseia por conseguir fomentar sua aprendizagem, vê-los interessados em participar ativa e dedicadamente do processo de resolução das questões que estão implicadas nessas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Miller, S. (2022). Atividade de estudo e prática docente: entre a teoria e a prática, a busca de caminhos possíveis para um processo pedagógico transformador: Apresentação. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 5(3), 598–610. https://doi.org/10.14393/OBv5n3.a2021-59154 (Original work published 13º de maio de 2021)
Seção
DOSSIÊ

Referências

DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: Investigación psicológica teórica y experimental. Traducción de Marta Shuare. Moscú: Progreso, 1988.

DAVIDOV, V. V. Desenvolvimento psíquico da criança. In: PUENTES, R. V., CARDOSO, C. G. C. e AMORIM, P. A. P. Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Série Ensino Desenvolvimental, vol. 10, 2019, p. 175-190. DOI: https://doi.org/10.24824/978854444104.6.

DAVYDOV, V. V. What is real learning Activity? In: HEDEGAARD, M. e LOMPSCHER, J. (Orgs.) Learning activity and development. Aarhus: Aarhus University Press,1999.

ELKONIN, D. B. Questões psicológicas relativas à formação da atividade de estudo. In: PUENTES, R. V., CARDOSO, C. G. C. e AMORIM, P. A. P. Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Série Ensino Desenvolvimental, vol. 10, 2019, p. 141-143. DOI: https://doi.org/10.24824/978854444104.6.

PUENTES, R. V. Sistema Elkonin-Davídov-Repkin: gênese e desenvolvimento da Teoria da Atividade de Estudo – TAE (1959-2018). In: PUENTES, R. V. e LONGAREZI, A. M. Ensino Desenvolvimental: Sistema Elkonin-Davídov-Repkin. Campinas, SP: Mercado de Letras; Uberlândia, MG: Edufu, 2019, p. 123-159. DOI: https://doi.org/10.24824/978854444104.6.

PUENTES, R. V. e LONGAREZI, A. M. Apresentação. In: PUENTES, R. V. e LONGAREZI, A. M. Ensino Desenvolvimental: Sistema Elkonin-Davídov-Repkin. Campinas, SP: Mercado de Letras; Uberlândia, MG: Edufu, 2019, p. 9-23.

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias del Hombre, 1978.

LEONTIEV, A. N. uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L. S., LURIA, A. R. e LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 4. ed. Tradução de Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone: Universidade de São Paulo, 1988, p. 59-83.