Atividade de estudo e prática docente: entre a teoria e a prática, a busca de caminhos possíveis para um processo pedagógico transformador Apresentação

Contenido principal del artículo

Stela Miller

Resumen

O presente dossiê traz ao leitor um conjunto de artigos que têm como foco a relação entre a atividade de estudo e a prática docente, tendo em vista a necessidade premente, que ainda temos no cenário educacional brasileiro atual, de que o desenvolvimento do processo pedagógico se faça sobre uma base teórica sólida, que ofereça ao professor a possibilidade de planejar sua atividade de ensino, organizar meios adequados para desenvolvê-la junto com os estudantes e coordenar suas ações direcionadas à implementação de uma prática transformadora dos sujeitos da aprendizagem. É fato que o educador-professor está sempre em busca de algo que possa fazer para obter uma resposta favorável dos estudantes em termos de sua atenção, concentração e adesão às ações que se processam em sala de aula. Anseia por conseguir fomentar sua aprendizagem, vê-los interessados em participar ativa e dedicadamente do processo de resolução das questões que estão implicadas nessas ações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Miller, S. (2022). Atividade de estudo e prática docente: entre a teoria e a prática, a busca de caminhos possíveis para um processo pedagógico transformador: Apresentação. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 5(3), 598–610. https://doi.org/10.14393/OBv5n3.a2021-59154 (Original work published 13 de mayo de 2021)
Sección
DOSSIÊ

Citas

DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: Investigación psicológica teórica y experimental. Traducción de Marta Shuare. Moscú: Progreso, 1988.

DAVIDOV, V. V. Desenvolvimento psíquico da criança. In: PUENTES, R. V., CARDOSO, C. G. C. e AMORIM, P. A. P. Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Série Ensino Desenvolvimental, vol. 10, 2019, p. 175-190. DOI: https://doi.org/10.24824/978854444104.6.

DAVYDOV, V. V. What is real learning Activity? In: HEDEGAARD, M. e LOMPSCHER, J. (Orgs.) Learning activity and development. Aarhus: Aarhus University Press,1999.

ELKONIN, D. B. Questões psicológicas relativas à formação da atividade de estudo. In: PUENTES, R. V., CARDOSO, C. G. C. e AMORIM, P. A. P. Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Série Ensino Desenvolvimental, vol. 10, 2019, p. 141-143. DOI: https://doi.org/10.24824/978854444104.6.

PUENTES, R. V. Sistema Elkonin-Davídov-Repkin: gênese e desenvolvimento da Teoria da Atividade de Estudo – TAE (1959-2018). In: PUENTES, R. V. e LONGAREZI, A. M. Ensino Desenvolvimental: Sistema Elkonin-Davídov-Repkin. Campinas, SP: Mercado de Letras; Uberlândia, MG: Edufu, 2019, p. 123-159. DOI: https://doi.org/10.24824/978854444104.6.

PUENTES, R. V. e LONGAREZI, A. M. Apresentação. In: PUENTES, R. V. e LONGAREZI, A. M. Ensino Desenvolvimental: Sistema Elkonin-Davídov-Repkin. Campinas, SP: Mercado de Letras; Uberlândia, MG: Edufu, 2019, p. 9-23.

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias del Hombre, 1978.

LEONTIEV, A. N. uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L. S., LURIA, A. R. e LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 4. ed. Tradução de Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone: Universidade de São Paulo, 1988, p. 59-83.