Desenvolvimento invisível da humanidade cotidiana: Psicologia, Biologia e Cultura

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Ana Paula Moreira
Guilherme Brockington

Resumo

Este trabalho organiza-se como um estudo teórico, cujo objetivo é debater as implicações da cisão entre a ciências naturais e as ciências humanas para o campo de estudos da Psicologia do Desenvolvimento. Reitera-se que esta cisão irrefletida tem sido perniciosa tanto para a construção quanto para a interpretação de resultados de pesquisas, especialmente, no âmbito daqueles estudos dedicados ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Pretendemos resgatar o lastro da Psicologia Soviética bem como alguns interlocutores da neurociência contemporânea para acentuar que a necessidade de superação desta ruptura já havia sido anunciada e, de muitas maneiras, continua sendo incentivada. Enfatizamos a arena da linguagem como marco orientador desta análise na medida em que aglutina dimensões da síntese entre Biologia e Cultura. Os desdobramentos desta compreensão contribuem, especialmente, com discussões no campo da Psicologia e da Educação.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Moreira, A. P., & Brockington, G. (2023). Desenvolvimento invisível da humanidade cotidiana: Psicologia, Biologia e Cultura . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(1), 1–22. https://doi.org/10.14393/OBv7n1.a2023-57834
Seção
VARIA/VARIES
Biografia do Autor

Guilherme Brockington, Universidade Federal do ABC - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3033-0919

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