Formação de conceito sobre a natureza do conhecimento científico utilizando a teoria de P.Ya Galperin a partir da história da química

Conteúdo do artigo principal

Robson Fágner Ramos de Araújo
https://orcid.org/0000-0002-7155-6706
João Pessoa Pires Neto
https://orcid.org/0000-0001-7459-505X

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a formação de conceitos dos estudantes do ensino médio, sobre a natureza do conhecimento científico a partir da História da Química relacionado ao episódio do “sonho” de August Kekulé, utilizando-se a possibilidade metodológica da Teoria da Formação por Etapas das Ações Mentais, proposta por Galperin (1982). Para tanto, foi aplicado uma sequência de ensino em uma turma do 3º ano do Ensino Médio em uma escola estadual da cidade de Campina Grande – PB. Os resultados apontam para as possibilidades metodológicas na organização de atividade de ensino voltada à formação de conceitos científicos e compreensão no processo do desenvolvimento científico, por meio da assimilação das etapas operacionais orientadas pela Base Orientadora da Ação, evidenciadas nas atividades desenvolvidas no espaço escolar.

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Como Citar
Araújo, R. F. R. de ., & Pires Neto, J. P. . (2021). Formação de conceito sobre a natureza do conhecimento científico utilizando a teoria de P.Ya Galperin a partir da história da química. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 5(3), 803–822. https://doi.org/10.14393/OBv5n3.a2021-57663
Seção
VARIA/VARIES

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