Adolescência e juventude: contribuições e desafios de escritos soviéticos para a análise da realidade brasileira
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Resumo
Este texto se constitui como um ensaio teórico que tem por objetivo realizar, a partir da Psicologia Histórico-Cultural, uma reflexão sobre a periodização do desenvolvimento na adolescência e na juventude na realidade brasileira. Parte de uma crítica às concepções naturalizantes de adolescência, entendendo este período do desenvolvimento como historicamente constituído. Apresenta as compreensões de adolescência e juventude de autores soviéticos de base marxista, focando-se principalmente nas compreensões sobre situação social de desenvolvimento e atividade-guia. Contextualiza o desenvolvimento na sociedade brasileira, dando destaque às desigualdades de classe, raça e gênero que a constituem, e levanta questões sobre como tais desigualdades podem condicionar o processo de desenvolvimento na adolescência e na juventude. Por fim, reflete sobre como os princípios teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, e seus conceitos explicativos acerca da periodização do desenvolvimento, podem contribuir para a compreensão do desenvolvimento no Brasil. Ao mesmo tempo, levanta um possível desafio para a explicação, a partir destes princípios e conceitos, da particularidade da periodização do desenvolvimento em uma sociedade marcada por desigualdades estruturais.
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