Busca de superação das contradições da forma escolar no movimento de formação contínua de professores que ensinam matemática

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Neusa Maria Marques de Souza
Anelisa Kisielewski Esteves

Resumo

A natureza deste artigo vincula-se à formação contínua de professores que ensinam Matemática e à necessidade de movimentos formativos que propiciem o enfrentamento das contradições postas pela forma escolar, assim como à busca de sua superação. Subsidiam as argumentações alguns dados de uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo investigar, no processo formativo, a relação conteúdo e forma na atividade de ensino de Matemática de professores do ensino fundamental. Os aportes teórico-metodológicos basearam-se nos fundamentos da teoria histórico-cultural, com enfoque na teoria da atividade e no método em Vigotski. Das evidências, destacamos que a convergência entre atividade de formação e de ensino do professor propiciadas pelo processo formativo na e com a escola operaram vias de aproximação dos motivos dos sujeitos com os do conteúdo da formação e caminhos constantes para o enfrentamento das contradições da forma escolar, cuja superação torna-se condição para que mudanças ocorram no conteúdo e forma da atividade de ensino.


 

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Como Citar
Souza, N. M. M. de, & Esteves, A. K. (2019). Busca de superação das contradições da forma escolar no movimento de formação contínua de professores que ensinam matemática. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 2(3), 669–697. https://doi.org/10.14393/OBv2n3.a2018-47440
Seção
DOSSIÊ FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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