Didáticas específicas à luz da teoria histórico-cultural Apresentação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A objetivação de processos educativos formais orientados para o desenvolvimento de professores e estudantes é desafio premente de pesquisadores e educadores. Implica um (re)pensar constante sobre os processos de ensino, aprendizagem e suas inter-relações potencializadores de um desenvolvimento integral dos sujeitos, nos contextos histórico-culturais mais diversos e distintos. Porquanto, problematizar e dar encaminhamento às essas reflexões nos coloca em constante movimento para esta objetivação.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
AQUINO, Orlando. Influências da pergunta na formação de conceitos científicos: um ensaio de interpretação. Obutchénie, Uberlândia, v.1, n.1, p. 168-186, jan/abr. 2017. Acesso em: 23/05/2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/issue/view/1448.
DAVYDOV, Vasili. V. Problemas do Ensino Desenvolvimental: a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Revista Soviet Education. August, v. XXX, n. 8.1986. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas. Título original: Problems of Developmental Teaching. The Experience of Theoretical and Experimental Psycholgogical Research
DIAS DE SOUSA, Walêska D. Processos de imitação-criação como constituidores da práxis pedagógica. Tese de doutorado em educação. 343f. Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 2015.
FEROLA, Bianca de C. Contribuições para a Didática Desenvolvimental no Ensino Médio: ações didáticas para a formação de conceitos científicos em Biologia. 74f. Monografia. Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 2016.
FRANCO, Patrícia L. J. O desenvolvimento de motivos formadores de sentido no contexto das atividades de ensino e estudo na escola pública brasileira. Tese de doutorado em Educação. 358f. Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 2015.
FRANCO, Patrícia L. J.; SOUZA, Leandro M. de A.; FEROLA, Bianca, C. Princípios didáticos e movimentos para uma
LIB
LIB
LONGAREZI, Andréa M. Didática Desenvolvimental: intervenções pedagógico-formativas desenvolvedoras de estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Brasília, CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, (Projeto de Pesquisa), 2014.
LONGAREZI, Andréa M. Intervenção didático-formativa: uma proposta metodológica para pesquisas-formação numa perspectiva desenvolvimental. Brasília, CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, São Paulo: USP. (Projeto de Pesquisa). Pós-doutorado. 2017a.
LONGAREZI, Andréa M. Para uma Didática Desenvolvimental e dialética da formação-desenvolvimento do professor e do estudante no contexto da educação pública brasileira. Obutchénie, Uberlândia, 2017b, vol. 1. n.1, p. 187-230. Acesso em: 06/07/2018. Disponível em: file:///C:/Users/Andrea/Downloads/39912-169768-1-PB%20(18).pdf .
LONGAREZI, Andréa M.; FRANCO, Patrícia J. L. A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade. In: Libâneo, José Carlos. Freitas, Raquel M.M. Dossiê Teoria histórico-cultural, educação escolar e didática, Revista Educativa, Goiânia: PUC-GO, v. 19, n. 2, p. 526-561. 2016.
LONGAREZI, Andréa M.; DIAS DE SOUSA, Walêska. Unidades possíveis para uma obutchénie dialética e desenvolvedora. Linhas Críticas. Brasília, DF. 2018 (no prelo).
MARCO, Fabiana. F. Atividades computacionais de ensino na formação inicial do professor de matemática. 223f. 2009. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática)
MOURA, Manoel O. de. Controle da variação de quantidades. Atividades de ensino. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1996.
PUENTES, Roberto V.; LONGAREZI, Andréa M. Didática Desenvolvimental: sessenta anos de tradição teórica, epistemológica e metodológica. Apresentação. Dossiê Didática Desenvolvimental. Obutchénie, Uberlândia, v.1, n.1, p. 9-19, 2017, Acesso em: 14/04/2018. Disponível em: www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/download/38417/21737
RODRIGUES, Adriana; FRANCO, Patrícia, L. J. e BUENO, José Renato. Contribuições do sistema didático Galperin-Talízina para a organização do ensino de geometria. Dossiê de matemática. Obutchénie, Uberlândia, v.2, n.1, p.193-213, jan./abr.2018. ISSN: 2526-7647. pp.9-19. Acesso em: 27/08/2018. Disponível em: www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/download/43249/22576
SOUZA, Leandro M. de A. A Sociologia no Ensino Médio: princípios e ações didáticas orientadoras de um ensino que possibilite o desenvolvimento de adolescentes em uma perspectiva histórico-cultural. 209f. 2016. Dissertação de mestrado em educação. Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
VIGOTSKY, L. S. El problema del entorno. In: Fundamentos de la podología. Cuarta conferencia publicada. Leningrado: Izdanie Instituto. 1935. (material en soporte magnético).
VYGOTSKI. Lev. S. Obras escogidas. Tomo II: Madrid: Visor Distribuciones, 1997.