Diagnóstico do nível de desenvolvimento da orientação de uma ação, em Química Geral, com futuros professores: contribuições da Teoria de P. Ya. Galperin

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Isauro Beltrán Núñez
https://orcid.org/0000-0003-3224-4694
Betânia Leite Ramalho
https://orcid.org/0000-0003-0139-2416

Resumo

O artigo apresenta resultados de um estudo cujo objetivo foi caracterizar a base orientadora da ação "explicar propriedades das substâncias e de materiais" com licenciandos de Química. O diagnóstico e a caracterização da orientação inicial da ação são condições necessárias para sua formação ou atualização segundo a teoria de P. Ya. Galperin, que compreende a aprendizagem como internalização da orientação da nova ação ou de conceitos que permite ao estudante planejá-la, executá-la e regulá-la, segundo etapas planejadas pelo professor. Para tanto, usou-se de uma Prova Pedagógica e as respostas dos licenciandos foram comparadas com o modelo do Esquema da Base de Orientação Completa da Ação definida pelo professor. Os resultados revelaram dificuldades na compreensão sobre a ação em estudo, para explicitar de forma consciente o que é a ação e sua estrutura operacional, o que se revelou numa orientação limitada na solução de uma tarefa que demandava a ação "explicar propriedades das substâncias e de materiais".


 

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Detalhes do artigo

Como Citar
Núñez, I. B., & Ramalho, B. L. (2018). Diagnóstico do nível de desenvolvimento da orientação de uma ação, em Química Geral, com futuros professores: : contribuições da Teoria de P. Ya. Galperin. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 2(2), 412–439. https://doi.org/10.14393/OBv2n2a2018-6
Seção
Dossiê Didáticas específicas à luz da teoria histórico-cultural

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