Uma Educação Física Histórico-Cultural (?) - Os significados das atividades da cultura corporal como uma problemática geral de pesquisa para a área

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Carolina Picchetti Nascimento

Resumo

Discuto neste ensaio alguns sentidos pedagógicos em propormos uma perspectiva Histórico-Cultural para o ensino da Educação Física. Defendo que o processo de identificação e proposição dos significados das atividades da cultura corporal constitui-se em uma problemática central para as pesquisas em Educação Física direcionadas a efetivar um ensino desenvolvimental na escola. Metodologicamente, analiso uma situação concreta de ensino e de aprendizagem a fim de desencadear uma discussão sobre a relação entre os conhecimentos de ensino em Educação Física e os processos de desenvolvimento dos sujeitos, professores e estudantes. A análise dessa situação procura evidenciar como o sistema de conhecimentos a serem trabalhados na dinâmica da atividade pedagógica da Educação Física direciona de forma decisiva as ações com as quais professores e estudantes podem se engajar em suas atividades de ensino e de estudo com um determinado conteúdo da cultura corporal.


 

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Como Citar
Nascimento, C. P. (2018). Uma Educação Física Histórico-Cultural (?) - Os significados das atividades da cultura corporal como uma problemática geral de pesquisa para a área . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 2(2), 339–363. https://doi.org/10.14393/OBv2n2a2018-3
Seção
Dossiê Didáticas específicas à luz da teoria histórico-cultural

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