Educação musical na perspectiva histórico-cultural: uma didática para o desenvolvimento da musicalidade

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Patrícia Lima Martins Pederiva
Augusto Charan Alves Barbosa Gonçalves

Resumo

O presente texto busca compartilhar reflexões e práticas pedagógicas em educação musical alicerçadas na Psicologia Histórico-Cultural de Lev Semionovich Vigotski. Nele apresentamos formulações de processos didático-pedagógicos específicos em música orientados para o desenvolvimento da musicalidade, relativos à atividade musical e ao conhecimento nessa atividade educativa que se fundamentam nos pressupostos epistemológicos da Teoria Histórico-Cultural. Busca-se desta maneira, contribuir com as discussões existentes no âmbito acadêmico e com o compartilhamento de conhecimentos constituídos até aqui e caminhar para uma didática específica em educação musical de base histórico-cultural.


 


 

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Como Citar
Pederiva, P. L. M., & Gonçalves, A. C. A. B. (2018). Educação musical na perspectiva histórico-cultural: uma didática para o desenvolvimento da musicalidade . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 2(2), 314–338. https://doi.org/10.14393/OBv2n2a2018-2
Seção
Dossiê Didáticas específicas à luz da teoria histórico-cultural

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