Educação musical na perspectiva histórico-cultural: uma didática para o desenvolvimento da musicalidade
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente texto busca compartilhar reflexões e práticas pedagógicas em educação musical alicerçadas na Psicologia Histórico-Cultural de Lev Semionovich Vigotski. Nele apresentamos formulações de processos didático-pedagógicos específicos em música orientados para o desenvolvimento da musicalidade, relativos à atividade musical e ao conhecimento nessa atividade educativa que se fundamentam nos pressupostos epistemológicos da Teoria Histórico-Cultural. Busca-se desta maneira, contribuir com as discussões existentes no âmbito acadêmico e com o compartilhamento de conhecimentos constituídos até aqui e caminhar para uma didática específica em educação musical de base histórico-cultural.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
AMORIM, R. R. S. de. Batucadeiros: educação musical por meio da percussão corporal. 2016. 179 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
BOHUMIL, M. Teoria da Música. 4. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Musimed, 1996.
COMENIUS. A. Didática Magna. Aparelhocrítico Marta Fattori. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. 4.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
FREIRE, P.Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GONÇALVES, A. C. A. B. Educação musical na perspectiva histórico-cultural de Vigotski: a unidade educação-música. 2017. xiii, 277 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
ILLICH, I. 1985Sociedade sem escolas. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 1985.
KATER, C.X encontro regional sudeste da abem / iii encontro de educação musical do colégio pedro ii. Tema: Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na educação musical. Minicurso X – A música da gente e a expressão de cada um – Carlos Kater (USP). Rio de janeiro, 2016.
PEDERIVA, P. L. M.;TUNES, E. Da atividade musical e sua expressão psicológica. Curitiba: PRISMAS, 2013.
PEQUENO, S.; BARROS, D. Preconceito e Educação Estética na Educação Musical. In: PEDERIVA, Patrícia Lima Martins; MARTINEZ, Andréia Pereira de Araújo (Orgs.). A Escola e a Educação Estética. Curitiba: CRV, 2015.
PIAGET, J. Jan Amos Comênio. Trad. MARCONDES, Martha Aparecida S; MARCONDES, Pedro; MAZZETTO, Gino Marzio. MARCONDES, Martha Aparecida S; GASPARIN, João L (Orgs.). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
SCHAFER, R.M. A afinação do mundo. São Paulo: UNESP, 2001.
SPINOZA, B. de. Ética. Tradução e notas de Tomaz Tadeu. Edição bilíngüe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidasIV. Psicologia infantil. Madrid.Aprendizage, VISOR, 1995.
_______. Obras escogidas III. Problemas del desarrollo de la psique. Madrid. Aprendizage, VISOR, 1996.
_______. La Psicologia Pedagógica (Edição comentada). Porto Alegre: ARTMED,Editorial Progreso, 2003.
_______. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. São Paulo, Ática, 2009.
_______. Psicologia pedagógica. Tradução do russo e introdução de Paulo Bezerra. 3.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
_______. Psicologia da Arte. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.