Indícios da compreensão da necessidade de representação de uma linguagem algébrica simbólica nas crianças participantes do Clube de Matemática
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo apresentam-se algumas reflexões teóricas sobre o processo de ensino e aprendizagem de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O Clube de Matemática, organizado de forma intencional para propiciar a aprendizagem dos sujeitos, surge como espaço de aprendizagem das crianças. O conhecimento algébrico é tomado como objeto de estudo dos estudantes, sendo contemplado em situações desencadeadoras de aprendizagem. A pesquisa se constituiu por meio de um experimento didático, realizado com crianças do quinto ano do Ensino Fundamental. Neste trabalho são analisados os indícios presentes nas manifestações orais e escritas dos sujeitos que demonstrem apropriação dos nexos conceituais da álgebra simbólica. Para tanto, leva em conta o processo de compreensão da necessidade de representação de uma linguagem algébrica simbólica e a transição para sua generalização. De forma conclusiva, percebe-se que os estudantes demonstraram uma transformação no modo de agir e refletir sobre os nexos conceituais algébricos, bem como o início de um processo de generalização empírica pautado em movimentos regulares.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
ARAÚJO, E. S. Matemática e infância no "Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil": um olhar a partir da teoria histórico-Cultural. ZETETIKÉ. Campinas: Faculdade de Educação, Unicamp, v. 18, n. 33 – jan/jun – 2010.
CATANANTE, I. T.; ARAUJO, E. S. Os limites do cotidiano no ensino da matemática para a formação de conceitos científicos. Poiésis, Tubarão. Volume Especial, pp. 45-63, jan./jun. 2014.
CEDRO, W. L; MOURA, M. O. Experimento didáctico: um caminho metodológico para la investigación em la educación matemática. Unión: Revista Iberoamericana de Educación Matemática, Numero 22, pp. 53-63, Junio, 2010.
DAVÍDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscú: Editorial Progresso, 1988.
DAVÝDOV, V. V. Tipos de generalización em la enseñanza.Habana: Pueblo y Educación, 1982.
IFRAH, G. Os números: história de uma grande invenção. Tradução de Stella Maria de Freitas Senra. São Paulo: Globo, 2005.
LANNER DE MOURA, A. R; SOUSA, M. C. O lógico-histórico da álgebra não simbólica e da álgebra simbólica: dois olhares diferentes. ZETETIKE–Cepem –FE –unicamp –v.13 –n.24 –jul./dez. 2005.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do Psiquismo.Lisboa: Livros horizontes, 1978.
________. Actividad, consciência, personalidade. 2.ed. Habana: Pueblo y Educación, 1983.
MOURA, M. O. A atividade de ensino como acão formadora. In: CASTRO, A. D; Carvalho, A. M. P. (orgs.) Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
MOURA, M. O. et al. A Atividade Orientadora de Ensino como Unidade entre Ensino e Aprendizagem. In: MOURA, M. O. A atividade pedagógica na teoria Histórico-cultural. Brasília: Liber livro, 2010.
OLIVEIRA, D. C. Indícios de apropriação dos nexos conceituais da álgebra simbólica por estudantes do Clube de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática), Universidade Federal de Goiás, 2014.
PANOSSIAN, M. L. Manifestações do pensamento e da linguagem algébrica de estudantes: indicadores para a organização do ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
RIGON, A. J; ASBAHR, F. S; MORETTI, V. D. Sobre o processo de humanização. In: MOURA,M. O. A atividade pedagógica na teoria Histórico-cultural. Brasília: Liber livro, 2010.
SOUSA, M. C. O ensino de álgebra numa perspectiva lógico-histórica: um estudo das elaborações correlatadas de professores do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2004.
SOUSA, M. C.; PANOSSIAN, M. L.; CEDRO, W. L. Do movimento lógico e histórico à organização do ensino: o percurso dos conceitos algébricos. Campinas, SP: Mercado de letras, 2014.