DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Rodrigo Elias Cardoso UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Carlos Alberto Póvoa UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Thiago Henrique Barnabé Corrêa UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-74532

Palavras-chave:

Design Thinking, Educação Ativa, Metodologias Ativas, Pensamento Visual

Resumo

Hodiernamente no complexo campo educacional, a palavra "thinking" ganha destaque, especialmente ao ser amalgamada com o Design Thinking, ampliando a complexidade conceitual. Compreender o pensamento, intrínseco à mente e corpo, é um desafio acentuado no contexto educacional. Este artigo explora sua aplicação minuciosa na âmbito da Educação, analisando potencialidades e desafios. Visa promover habilidades críticas, criativas e adaptativas nos estudantes, contribuindo para o avanço do conhecimento acadêmico. Metodologia: Ao criticar e reorganizar conceitos de autores como Robert H. McKim, o texto adapta ideias ao contexto educacional contemporâneo. Destaca a importância do pensamento visual, da flexibilidade cognitiva e da participação ativa dos alunos. A reestruturação ressalta a aplicabilidade das ideias de McKim na educação, oferecendo uma perspectiva diferenciada. A análise destaca a integração efetiva do pensamento visual e do Design Thinking, fornecendo contribuições fundamentais para a educação contemporânea. Ao desafiar dicotomias tradicionais e alinhar o pensamento visual ao Design Thinking na educação, o artigo propõe uma visão renovada do processo cognitivo. A busca por soluções criativas, aliada ao desenvolvimento de habilidades críticas, revela-se crucial para uma educação que transcende a transmissão de conhecimento, promovendo uma evolução educacional significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Elias Cardoso, UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestrando em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do Programa de Pós Graduação  (CAPES). Coordenador adjunto do Geoparque Uberaba: Espiritismo pelo Programa da PROEXT – UFTM e membro do Laboratório de Estudos sobre o Espaço e Cultura – LABEEC. E-mail: rodrigoeliascardoso@gmail.com

Carlos Alberto Póvoa, UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor Associado do Departamento de Geografia – UFTM, Pós-doutor em Geografia Humana - USP/Ben Gurion University of the Negev - BGU – Israel, Coordenador do Laboratório de Estudos sobre o Espaço e Cultura – LABEEC, Pesquisador Lider da CAPES. E-mail: carlos.povoa@uftm.edu.br  

Thiago Henrique Barnabé Corrêa, UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor Associado do Departamento de Química e da PPGE (Mestrado e Doutorado em Educação) – UFTM, Diretor do Departamento de Desenvolvimento Cultural. Professor convidado do Doctorado en Ciencias de la Educación e do Doctorado en Pedagogía y Didáctica, da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC, Tunja). Integrante da Red internacional académica Verano TIC, como coordenador representante do Brasil. É presidente/criador da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química - ReLAPEQ (2014 - Atual) . E-mail: tiago.correa@uftm.edu.br.

Downloads

Publicado

2024-07-23

Como Citar

Cardoso, R. E., Póvoa, C. A., & Barnabé Corrêa, T. H. (2024). DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 15(1), 264–288. https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-74532