A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA REVISÃO DO PLANO DIRETOR:

Análise metodológica de Oficinas Participativas no Município de Brusque/SC

Autores

  • André Felipe Bozio Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE
  • Alexssandra da Silva Fidelis Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE
  • Karol Diego Carminatti Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE
  • Samuel Soares Azambuja Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Plano diretor municipal, Participação popular, consciência urbana, Estatuto da cidade.

Resumo

Este artigo objetiva conceber uma análise da aplicação metodológica de participação popular na revisão do Plano Diretor de Brusque/SC através de Oficinas Participativas. Isso implica acatar uma abordagem qualitativa de pesquisa, que se mostra mais adequada para acessar e estruturar questões subjetivas intrínsecas a cada contexto municipal. O desenho básico de pesquisa baseou-se na observância das legislações urbanísticas, estudos empíricos de outras cidades e na práxis do contexto territorial urbano do município, cuja perspectiva foi a tecnocientífica. Utilizou-se o meio teórico-empírico como estratégia, dando-se por intermédia de análises documentais e bibliográficos, de forma a auxiliar em definições. Apresenta-se como resultados uma metodologia detalhada de participação popular para elaboração ou revisão de legislações urbanísticas, de forma sistematizada, relacionando os conteúdos necessários para um efetivo planejamento urbano. Pretende-se, assim, fomentar o planejamento urbano “de baixo”, quanto escala territorial, urbana e local, auxiliando os setores públicos à construção de um método coerente, resultando em uma cidade mais justa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Felipe Bozio, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Engenheiro Civil (UNIFEBE), Mestre em Gestão Territorial (PPGTG/UFSC) e Especialista em Direito Ambiental e Urbanístico (FMP/RS). Diretor de Planejamento Urbano (Instituto Brusquense de Planejamento – IBPLAN).

Alexssandra da Silva Fidelis, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Arquiteta e Urbanista (UNIUBE), Mestra em Arquitetura e Urbanismo (PósArq/UFSC). Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE. 

Karol Diego Carminatti, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Arquiteto e Urbanista (FURB), Doutor em Arquitetura e Urbanismo (PósArq/UFSC). Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE.

Samuel Soares Azambuja, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Bacharel em Direito (UEMG), Mestrando em Geografia (UFU).

Downloads

Publicado

2023-10-12

Como Citar

Bozio, A. F., da Silva Fidelis, A., Carminatti, K. D., & Soares Azambuja, S. (2023). A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA REVISÃO DO PLANO DIRETOR:: Análise metodológica de Oficinas Participativas no Município de Brusque/SC. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/70869

Edição

Seção

Artigos