As AS GEOGRAFIAS PÓS-COLONIAIS E A AFROCENTRICIDADE COMO ALTERNATIVAS À DESCOLONIZAÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO

Autores

  • LETÍCIA MARIA BOZELLI Universidade Estadual de Maringá
  • CARLA HOLANDA SILVA Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • ClAUDIVAN SANCHES LOPES Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Colonização saber/poder, Local de fala, Hemisfério Sul.

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é dar visibilidade às teorias das Geografias Pós-Coloniais e da Afrocentricidade, fazendo um contraponto entre as duas formas de descolonização do pensamento geográfico. Este trabalho apresenta também alguns caminhos, sugeridos pelos autores referenciados, que podem ser seguidos pelos professores-pesquisadores em suas práticas de ensino e pesquisa no âmbito geográfico. Notou-se, ao final da pesquisa, que as duas formas se apresentam com abordagens diferentes. Enquanto a Geografia Pós-Colonial busca trazer o local dos pesquisadores do Hemisfério Sul para suas falas, fazendo com que o pesquisador utilize a sua realidade para construir conhecimento e assim romper com a colonização do saber/poder; a Afrocentricidade troca de lugar com a Europa no eixo central de discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LETÍCIA MARIA BOZELLI, Universidade Estadual de Maringá

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá.

CARLA HOLANDA SILVA, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Geografia pelo programa da Universidade Federal do Paraná. Adquiriu o título de Mestre em Geografia também pela Universidade Federal do Paraná, na linha de Território, Representação e Cultura. Possui licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Atuou até abril de 2009 como professora concursada da rede pública de ensino do Paraná. Também atuou em instituições privadas de ensino, como Colégio Marista Paranaense e na Universidade Pontifícia do Paraná - PUC-PR, Curitiba- Pr, ambos como professora. Atualmente, é professora adjunta do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus Cornélio Procópio. Esteve na coordenação do curso de 2014 a 2018. Foi coordenadora institucional do PIBID de 2012 a 2015. Foi coordenadora de área do programa residência pedagógica de 2019 a 2020. É membro do corpo editorial da Revista Sodebras e Revista Geoingá. É docente no curso de pós graduação - Especialização em Geografia e Desenvolvimento Regional: Natureza, Sociedade e Ensino de Geografia. Foi coordenadora do NEABI/UENP de 2017 a 2019. É membro da Comissão de Políticas Afirmativas - UENP. Possui experiência na área de Geografia Humana, Geografia Cultural e Geografia Escolar.

ClAUDIVAN SANCHES LOPES, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), mestrado em Educação pela mesma Universidade (2001), Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo - FFLCH/USP (2010) e é, atualmente, Professor Associado na Universidade Estadual de Maringá (Departamento de Geografia) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) nesta mesma Universidade. É coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica e Formação de Professores de Geografia (EDUPROGEO). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em questões relacionadas ao ensino e à formação do professor dessa disciplina. Além de questões relacionadas ao ensino de Geografia, pesquisa a problemática da violência em meio escolar e os possíveis processos de prevenção e intervenção. 

Downloads

Publicado

2022-03-01

Como Citar

Maria Bozelli , L. ., SILVA, C. H., & Sanches Lopes, C. . (2022). As AS GEOGRAFIAS PÓS-COLONIAIS E A AFROCENTRICIDADE COMO ALTERNATIVAS À DESCOLONIZAÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 12(02). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/58770