PET AJUDA desafios para a permanência dos estudantes na UFU

Autores/as

  • Aline Santos Pereira Curso de Serviço Social, UFU. https://orcid.org/0009-0007-8250-0437
  • Alan Almeida de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0009-0008-8946-5803
  • Eduarda Cristina da Silva Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0009-0004-0074-3581
  • Gabriela Mateus Nery Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0009-0001-9797-544X
  • Gabriela Vieira de Souza Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0009-0000-8652-7900
  • Lívia Kelly Araújo Nascimento Universidade Federal de Uberlândia
  • Júlia Marquezi Amaral Universidade Federal de Uberlândia
  • Luiz Felipe de Freitas Universidade Federal de Uberlândia
  • Luiz Gustavo Cardoso Universidade Federal de Uberlândia
  • Mateus Vinícius da Costa Belchior Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0009-0007-6097-3508
  • Natália Dias Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia
  • Paulo Lopes Filho Universidade Federal de Uberlândia
  • Rodrigo Cardozo Martins
  • Juliana Aparecida Povh Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-75956

Palabras clave:

Evasão, Permanência, Saúde Mental

Resumen

A evasão e a permanência estudantil são temas de grande relevância nas universidades públicas brasileiras. A evasão e retenção são temas complexos e multifacetados, pois são muitos os desafios enfrentados pelos estudantes de graduação, tais como questões sociais, econômicos, culturais e espaciais. Diante disso, o objetivo deste estudo foi identificar e analisar os principais fatores que afetam a permanência dos alunos, com foco nas dinâmicas sociais e espaciais que contribuem para a evasão, como a desintegração social, dificuldades de adaptação à vida urbana e as desigualdades econômicas que afetam o acesso a recursos acadêmicos e suporte. A metodologia aplicada foi qualitativa, utilizando questionários digitais aos estudantes dos 11 cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Câmpus Pontal. Foram coletadas informações sobre a cidade de origem, condições socioeconômicas, moradia, deslocamento e saúde mental. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva para delinear o perfil dos alunos e identificar os principais desafios à sua permanência na UFU. Os resultados mostram que as dificuldades financeiras, a distância das famílias e comunidades de origem, e a necessidade de adaptação ao ambiente urbano afetam a trajetória acadêmica dos estudantes. As condições de moradia e os desafios de mobilidade também emergiram como fatores críticos para a permanência dos alunos, evidenciando a necessidade de políticas de assistência que levem em conta as complexas relações entre os estudantes e o espaço que ocupam.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Santos Pereira, Curso de Serviço Social, UFU.

Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Alan Almeida de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Eduarda Cristina da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Gabriela Mateus Nery, Universidade Federal de Uberlândia

Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Gabriela Vieira de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Lívia Kelly Araújo Nascimento, Universidade Federal de Uberlândia

Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Júlia Marquezi Amaral, Universidade Federal de Uberlândia

Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Luiz Felipe de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia

Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Luiz Gustavo Cardoso, Universidade Federal de Uberlândia

Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Mateus Vinícius da Costa Belchior, Universidade Federal de Uberlândia

Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Natália Dias Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Paulo Lopes Filho, Universidade Federal de Uberlândia

Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Rodrigo Cardozo Martins

Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Juliana Aparecida Povh, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tutora do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC).

Publicado

2024-11-23

Cómo citar

Santos Pereira, A., Almeida de Oliveira, A., Cristina da Silva, E., Mateus Nery, G., Vieira de Souza, G., Kelly Araújo Nascimento, L., Marquezi Amaral, J., Felipe de Freitas, L., Gustavo Cardoso, L., Vinícius da Costa Belchior, M., Dias Ribeiro, N., Lopes Filho, P., Cardozo Martins, R., & Aparecida Povh, J. (2024). PET AJUDA desafios para a permanência dos estudantes na UFU. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 15(1), 691–704. https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-75956