UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA E A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA

UM BREVE PANORAMA ATUAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Autores/as

  • João Vítor Martins Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Amanda Regina Gonçalves Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-75666

Palabras clave:

Espaço público-político, Extensão, Universidade Federal de Uberlândia, Educação Superior

Resumen

Esse trabalho centra-se sobre o debate do espaço público-político da universidade pública no Brasil e tem como objetivos: demonstrar como a universidade federal pode ser um instrumento para a democracia plena; promover a importância do ensino público de qualidade no país; identificar o panorama de ações extensionistas e políticas de extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), localizada em Uberlândia-MG. Por fim, o trabalho apresenta problemáticas relacionadas a recentes processos de desvalorização das universidades públicas no Brasil, como reflexos do sistema neoliberal, e aponta a importância da perspectiva da extensão como ferramenta para a educação libertadora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Vítor Martins Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Graduado em Licenciatura em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC) de 2021 a 2024

Amanda Regina Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professora do Curso de Licenciatura em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Instituto de Geografia, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Publicado

2024-10-14

Cómo citar

Martins Silva, J. V., & Gonçalves, A. R. (2024). UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA E A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA: UM BREVE PANORAMA ATUAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 15(1), 496–524. https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-75666