AGRICULTURA FAMILIAR:

reflexões teóricas, características e reprodução social das comunidades rurais do município de Catalão (GO)

Autores/as

  • Diana Felipe Diana Felipe MENDES Universidade Federal de Catalão - UFCAT
  • Estevane de Paula Pontes Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Palabras clave:

agricultura familiar; comunidades rurais; Catalão (GO)

Resumen

Este artigo propõe-se a revisitar os principais conceitos relativos à agricultura familiar, utilizando como exemplo a formação das comunidades rurais que compõem a zona rural do município de Catalão (GO). Objetiva-se trazer à tona as relações entre terra, trabalho e família, que caracterizam as unidades produtivas familiares e estabelecem a ocupação do território. Também busca-se compreender o aspecto complexo e específico da agricultura familiar, com realidades regionais distintas, ocasionadas pelo dinamismo do sistema agrário brasileiro e que geram, como produto, estratégias de reprodução social diferenciadas para a sobrevivência desse segmento socioeconômico. Para isso, utiliza-se de metodologia qualitativa, focada na revisão literária de autores com diferentes abordagens conceituais e de pesquisadores que realizaram estudo empíricos na área, além de breves análises documentais.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diana Felipe Diana Felipe MENDES, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFCAT); Bolsista da CAPES; Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (NEPSA/CNPq).

Estevane de Paula Pontes, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Professora do Instituto de Geografia da UFCAT; Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (NEPSA/CNPq).

Publicado

2023-10-12

Cómo citar

Diana Felipe MENDES, D. F., & Pontes, E. de P. (2023). AGRICULTURA FAMILIAR:: reflexões teóricas, características e reprodução social das comunidades rurais do município de Catalão (GO). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/70871