O ESPAÇO GEOGRÁFICO E O LETRAMENTO ESPACIAL/CARTOGRÁFICO: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS

Autores/as

  • Viviane Regina Pires Lis UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Roselane Zordan Costella UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-68823

Palabras clave:

Letramento Espacial/Cartográfico, Espaço Geográfico, Epistemologia Genética, Inteligência Espacial

Resumen

Este texto é uma revisão de literatura a respeito dos conceitos de Alfabetização e Letramento Cartográfico. Propomos uma análise cronológica do uso dos termos, não somente na Geografia, mas também na linguística. Nos sustentamos teoricamente em Milton Santos e Lívia de Oliveira, reconhecendo, respectivamente a importância do Espaço Geográfico e do problema que envolve a leitura e compreensão de mapas. Teorizamos, por fim, o conceito de Letramento Espacial/Cartográfico pensado por nós em 2016 na pesquisa de mestrado e em 2023 na pesquisa de doutorado. Entendemos que a teoria piagetiana nos conduz à compreensão da inteligência espacial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Viviane Regina Pires Lis, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Licenciada e mestra em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora do Colégio Leonardo da Vinci-Beta. 

Roselane Zordan Costella, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Licenciada, Mestra e Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora da Faculdade de Educação (UFRGS). 

Publicado

2024-04-20

Cómo citar

Lis, V. R. P., & Costella, R. Z. (2024). O ESPAÇO GEOGRÁFICO E O LETRAMENTO ESPACIAL/CARTOGRÁFICO: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS . Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 15(1), 23–45. https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-68823