AS UNIVERSIDADES NO PROJETO TERRITORIAL DO BRASIL: EDUCAÇÃO, GEOGRAFIA E MODERNIDADE

Autores/as

  • Rita de Cássia Martins de Souza Anselmo Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v11-n2-2020-60205

Palabras clave:

universidades públicas; modernização; formação territorial brasileira

Resumen

O ensino superior sempre se constituiu num imenso desafio à sociedade brasileira, tendo a instalação das universidades se dado muito tardiamente. Apenas no século XX é que efetivamente se dá um processo de alargamento do ensino superior à população de forma mais geral o que reflete o próprio movimento da formação social brasileira. Neste trabalho apresenta-se uma discussão sobre a instalação das universidades enquanto objetos técnicos com caráter geoestratégico no projeto territorial brasileiro e faz-se algumas ponderações sobre o papel dos cursos de geografia nesse processo.

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Biografía del autor/a

Rita de Cássia Martins de Souza Anselmo, Universidade Federal de Uberlândia

Docente de Graduação e Pós-Graduação do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU.

Publicado

2021-03-31

Cómo citar

Martins de Souza Anselmo, R. de C. . (2021). AS UNIVERSIDADES NO PROJETO TERRITORIAL DO BRASIL: EDUCAÇÃO, GEOGRAFIA E MODERNIDADE. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 11(2), 25–41. https://doi.org/10.14393/OREG-v11-n2-2020-60205

Número

Sección

Artigos