Projeto de oficina: a cartografia escolar

Autores/as

  • Valquíria Soares de Moura Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP-UFU)

Resumen

A cartografia escolar se estrutura em três grandes temáticas, cartografia, educação e Geografia. Além disso, são necessários conceitos cartográficos para os alunos obterem um conhecimento básico da cartografia e conhecer a linguagem gráfica, para chegar desta forma, à uma melhor interpretação das representações cartográficas. A aula de Geografia necessita de alguns recursos didáticos para uma melhor compreensão da matéria dada em sala de aula, principalmente, quando o assunto envolve a cartografia, como mapas, globos, músicas, filmes, discussões sobre o assunto abordado, dentre outros recursos. Neste sentido, Souza(2000) enfatiza que "a linguagem cartográfica é, a nosso ver, uma das que indubitavelmente devem ser utilizadas no ensino, pois representa a territorialidade dos diferentes fenômenos, razão de ser da própria ciência geográfica" (SOUZA, 2000 apud SILVA; CARNEIRO, 2009).

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Publicado

2018-11-13

Cómo citar

Moura, V. S. de. (2018). Projeto de oficina: a cartografia escolar. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 4(12). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/45670

Número

Sección

Relatos de Experiências