Os usos e não usos da internet entre alunos e professores da Faculdade Católica de Uberlândia / The uses and not use the internet among students and teachers of Catholic University of Uberlândia

Autores/as

  • José Fernando Camacho Faculdade Católica de Uberlândia

Resumen

As novas tecnologias de informação e comunicação desenvolvidas nos últimos trinta anos do século XX e, nesta primeira década do século XXI, colocam às ciências sócias o desafio de explicar uma nova sociedade, uma nova arquitetura social. Este intenso desenvolvimento tecnológico têm, na Internet, o provedor de novos padrões de sociabilidade e, esta nova sociedade, se reflete sobre os mais diferenciados aspectos das relações entre Estados, entre Empresas e entre os Cidadãos. É, nesse sentido, que este artigo pretende investigar, de maneira preliminar, os impactos de usos e não usos da Internet entre alunos e professores da Faculdade Católica de Uberlândia, nossas preocupações recaíram, por primeiro, em analisar a intensidade e a diversidade dos usos da internet entre uma amostra de alunos e professores dessa Instituição, com o objetivo de verificar três aspectos: a infraestrutura e a capacidade de acesso a Internet que esse público alvo apresentava, as diferenças de usos entre alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem e as consequências do advento da Internet para esse processo. Procurou-se, dessa maneira compreender como nessa sociedade rede a aprendizagem virtual significa um novo mercado às Instituições e aos seus profissionais, oferece maiores oportunidades de pesquisa e exercícios sobre uma gama muito ampla de conteúdos, com ênfase muito maior a projetos e a resolução de problemas que podem transcender o espaço e o tempo da sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-11-13

Cómo citar

Camacho, J. F. (2018). Os usos e não usos da internet entre alunos e professores da Faculdade Católica de Uberlândia / The uses and not use the internet among students and teachers of Catholic University of Uberlândia. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 4(10). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/45505

Número

Sección

Artigos