A formação do professor de geografia: uma breve revisão bibliográfica sobre as concepções teóricas / The geography teacher's training: a brief bibliography review about tha theoretical conceptions

Autores/as

  • Miguel Sá de Souza Brito Geografia - Universidade Federal do Pará
  • Tamires Martins Sena Geografia - Universidade Federal do Pará
  • Tamires Martins Sena Geografia - Universidade Federal do Pará
  • Genylton Odilon Rêgo da Rocha Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará
  • Genylton Odilon Rêgo da Rocha Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará

Resumen

Este artigo tem por objetivo a realização de uma breve revisão bibliográfica acerca de uma temática que se faz necessária no campo educacional, a Formação de Professores, mais especificamente a Formação do Professor de Geografia, de modo que esta pesquisa auxilia na solução dos seguintes questionamentos: Quais as principais concepções teóricas de professor nos cursos de Formação de Professores? e Como se dá a formação dos alunos-mestres a partir do entendimento de como o processo de ensino-aprendizagem é concebido pelos diferentes modelos de formação? Para isto, é necessário analisarmos os principais paradigmas que norteiam cada uma destas concepções e desta forma estabelecer um diálogo entre as mesmas para assim, podermos identificar qual ou quais concepção(ões) de Profissional Docente são consideradas na Formação do Professor de Geografia. Esta discussão se faz necessária, pois por meio desta, podemos identificar e caracterizar quais as propostas de Formação de Professores e de Formação de Professor de Geografia, e possívelmente a superação ao modelo de formação que se faz dominante no campo educacional que tornou-se incipiente para a, atual, realidade educacional. Tal revisão bibliográfica é relevante, pois permite a compreensão de que é significante formar professores capazes de construir juntamente com os alunos o conhecimento, ou seja, pretende-se através desta pesquisa auxiliar o leitor para uma formação profissional que esteja comprometida com o aluno, na humanização dos sujeitos e autonomia do professor, construindo o conhecimento efetivamente por meio da teoria aliada a prática. Palavras-chave: Formação do Professor. Geografia. Concepções Teóricas.Prática Docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-11-13

Cómo citar

Brito, M. S. de S., Sena, T. M., Sena, T. M., Rocha, G. O. R. da, & Rocha, G. O. R. da. (2018). A formação do professor de geografia: uma breve revisão bibliográfica sobre as concepções teóricas / The geography teacher’s training: a brief bibliography review about tha theoretical conceptions. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 3(7). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/45137

Número

Sección

Artigos