A RELEVÂNCIA DO BRASIL COMO DESTINO MIGRATÓRIO INTERNACIONAL: UM OLHAR PARA OS PRINCIPAIS FLUXOS CONTEMPORÂNEOS (2010-2022).

Authors

  • Yuri Teixeira de Almeida Universidade Federal de Uberlândia
  • Geisa Daise Gumiero Cleps Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-4783-6863

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-74545

Keywords:

Migração internacional, Sul Global, Brasil

Abstract

A migração internacional para o Brasil teve um aumento significativo a partir do ano de 2010. Este fato tem motivado vários pesquisadores a estudarem tal processo, a fim de desvendar as implicações de tal evento. Com base nos dados verificados no portal do Sistema de Registros Nacional Migratório (SISMIGRA), atualmente, a migração regional de origem latino-americana e de países do sul global são os principais fluxos. Desta forma, esta pesquisa objetiva investigar principais fluxos migratórios internacionais para o Brasil, principalmente os que fortalecem os fluxos migratórios entre os países do Sul Global. Para a realização da pesquisa, partiu-se de uma revisão documental, em fontes secundárias, para compreender a dinâmica migratória internacional para o Brasil e os fatores de repulsão e d atração que têm fomentado os fluxos migratórios. Optou-se para a realização de uma pesquisa quantitativa pautada nos principais sites nacionais e internacionais portadores de dados quantitativos acerca desse processo. A pesquisa possibilitou averiguar os principais fluxos e o relevante papel do Brasil no acolhimento de fluxos migratórios, visto que, de acordo com o DATAMIGRA (2022), no período de 2010 a 2022, foram registrados cerca de 1.083 milhões de migrantes e refugiados no país.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Yuri Teixeira de Almeida, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia UFU. Tem experiência e pesquisas relacionadas a Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, revisão de planos municipais de saneamento, sistema de informação geográfica (SIG) e dinâmicas populacionais com ênfase em nos fluxos migratórios.

Geisa Daise Gumiero Cleps, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1990), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus de Rio Claro em 1997. Cursou doutorado em Geografia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus de Rio Claro em 2005. Realizou Estágio Pós- Doutoral na Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES (PNPD). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Geografia (mestrado e doutorado). É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Geografia, licenciatura e bacharelado, desde 2015. Atua como Coordenadora da Área de Geografia Humana e Regional do Curso de Geografia da UFU desde 2014. Foi Pesquisador Mineiro - Nível A, da Fundação de Amparo à Pesquisa em Minas Gerais , FAPEMIG, no período de julho de 2015 a agosto de 2016. Tem experiência na área de Geografia Humana e Regional, onde tem se dedicado às pesquisas nas subáreas de Geografia Urbana e Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade; comércio, consumo e serviços; planejamento urbano, produção do espaço urbano, dinâmica populacional e territorial; e Economia Solidária.

Published

2024-09-24

How to Cite

Teixeira de Almeida, Y., & Gumiero Cleps, G. D. (2024). A RELEVÂNCIA DO BRASIL COMO DESTINO MIGRATÓRIO INTERNACIONAL: UM OLHAR PARA OS PRINCIPAIS FLUXOS CONTEMPORÂNEOS (2010-2022). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 15(1), 453–475. https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-74545