BNCC E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO
Análise do Manual do Professor de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-68888Keywords:
Base Nacional Comum Curricular, BNCC, Livro Didático, Transversalidade, Componente curricularAbstract
O presente artigo focalizou analisar a abordagem da Educação Ambiental na BNCC e, consequentemente, como ela se materializa em livros didáticos produzidos para o Ensino Médio. Para isso, em um primeiro momento, (1) levantamos referenciais teóricos que auxiliam a compreensão das diferentes abordagens possíveis na Educação Ambiental, priorizando as três macrotendências político-pedagógicas discutidas por Layrargues e Lima (2014). Subsequentemente, (2) investigamos a estruturação documental da BNCC, suas deliberações acerca da etapa do Ensino Médio e a abordagem referente à Educação Ambiental a partir de levantamentos secundários. Por fim, (3) analisamos como a Educação Ambiental se materializa em livros didáticos para o Ensino Médio a partir de um Manual do Professor produzido pela Editora Moderna.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Henrique Vian, Maria Beatriz Junqueira Bernardes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.