O lixo nosso de cada dia: um trabalho de educação ambiental com os alunos do 6º ano (Ensino Fundamental) da Escola Padre Eustáquio - Iraí de Minas/MG, na busca por um consumo consciente e diferenciado / Our garbage every day: an environmental education program with students from grade 6 (elementary) School State Padre Eustaquio - Iraí de Minas / MG, the search for a differentiated and conscious consumption.
Abstract
A partir da Revolução Industrial, a quantidade e o tipo de lixos produzidos se modificaram
substancialmente. Na maioria das cidades brasileiras, como no município de Iraí de
Minas/MG, o lixo coletado segue um destino inadequado de disposição - os "lixões" que são
verdadeiros focos de contaminação. Entretanto, cada indivíduo percebe, reage e responde
diferentemente frente às ações sobre o meio. Assim, estudos da percepção que os indivíduos
têm acerca de seu meio, são de fundamental importância para compreendermos melhor as
inter-relações entre o homem e o ambiente. Dessa forma, a pesquisa objetivou identificar a
percepção ambiental dos alunos das turmas de 6º Ano (Ensino Fundamental) da Escola
Estadual Padre Eustáquio - Iraí de Minas/MG, em relação à problemática do lixo; assim como
promover atividades de Educação ambiental com os mesmos. As atividades desenvolvidas
conseguiram despertar e sensibilizar as crianças e adolescentes, desenvolvendo valores que os
conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira suas atitudes diárias e as suas conseqüências
no meio ambiente em que vivem.