NOVAS OFERTAS E NOVOS AGENTES PARA CONSUMO PRODUTIVO DO AGRONEGÓCIO
AS AGTECHS EM UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-75091Palavras-chave:
Agronegócio, Relação campo-cidade, inovação, startups, Uberlândia-MGResumo
O agronegócio globalizado figura cada vez mais como uma atividade caracterizada pelo significativo emprego de capital, ciência e informação, condição para a garantia de competitividade ao que é produzido. Assim, em regiões marcadas pelas práticas do agronegócio, as relações de complementaridade entre campo e cidade se reforçam e ganham características novas, seja pela intensidade e espessura da dependência de uma oferta urbana às necessidades do campo moderno - o consumo produtivo do agronegócio – seja pela nova natureza de agentes de um terciário especializado, que hoje viabilizam tais necessidades técnicas à moderna produção agropecuária. As práticas modernas do agronegócio são hoje em muito viabilizadas por empresas hoje denominadas como agtechs, ou seja, voltadas à inovação tecnológica para a produção agropecuária e quase sempre caracterizadas pela condição de startups. O artigo visa avaliar justamente a natureza das novas ofertas urbanas ao agronegócio e seus significados territoriais, em uma região e cidade marcadas pela moderna agropecuária. Assim, avaliamos empiricamente a situação geográfica no município de Uberlândia, localizado na região Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (TM/AP).
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