O CIRCUITO ESPACIAL PRODUTIVO DOS RECICLÁVEIS:

uma contribuição geográfica

Autores

  • Mauro Cristiano de Paula Silva Universidade Federal de Uberlândia - Programa de Pós-Graduação em Geografia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v16-n1-2025-72435

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos urbanos, Reciclagem, Circuito Espacial Produtivo dos Recicláveis, Catadores

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o tema dos resíduos sólidos urbanos em uma perspectiva geográfica. O Circuito Espacial Produtivo dos Recicláveis (CEPR) é entendido aqui como participante inerente da complexidade que caracteriza o fenômeno urbano. Metodologicamente foi desenvolvido a partir das reflexões teóricas das obras de Milton Santos, sobretudo, baseados nos conceitos de circuitos espaciais de produção, embora o CEPR dialogue com distintos conceitos santianos como o de fixos e fluxos, espaço dividido, verticalidades e horizontalidades, o meio técnico científico e informacional entre outros conceitos que aparecem como apêndices nos interstícios da análise. O CEPR traz consigo elementos essenciais para se compreender a produção, a distribuição, o consumo e a descartabilidade dos Resíduos Sólidos Urbanos nas cidades brasileiras. Conclui-se, no entanto que é notável a relação dialética entre a necessidade de se “repensar os resíduos sólidos” a partir de planejamentos que vincule as estratégias de logística para coleta e destinação final adequada das frações de distintos resíduos com o trabalho cotidiano dos catadores de materiais recicláveis. Trata-se de um temário central e imperativo para programas e projetos que deixem de serem improvisados para serem planejados junto aos atores envolvidos.

Biografia do Autor

  • Mauro Cristiano de Paula Silva, Universidade Federal de Uberlândia - Programa de Pós-Graduação em Geografia

    Professor substituto de geografia no IFTM Campus Uberaba MG. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU-2023); possui mestrado em Geografia pela mesma universidade (2020); graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM-2014) e graduação em Tecnologia em Desenvolvimento Social pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM-2008). Atua como professor da educação básica desde 2016. Atuou anteriormente como colaborador técnico da Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis. 

Downloads

Publicado

2025-06-06

Como Citar

O CIRCUITO ESPACIAL PRODUTIVO DOS RECICLÁVEIS: : uma contribuição geográfica. (2025). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 16(1), 111-129. https://doi.org/10.14393/OREG-v16-n1-2025-72435

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)