A América Latina como uma construção colonialista:
Uma análise curricular da educação básica
Palavras-chave:
Identidade latino-americana, Geografia crítica, Currículo oculto, BNCC, Geografia EscolarResumo
O presente trabalho tem o intuito de levantar discussões acerca dos mecanismos utilizados pelo colonialismo, especialmente em relação à América Latina. As discussões relacionadas aos currículos e a BNCC se tornam essenciais devido a necessidade de entender a gênese do processo de construção do conhecimento e da identidade do indivíduo latino-americano dentro das instituições de ensino. Foram realizadas pesquisas de fontes secundárias e análise documental na qual pode ser detectado a importância da geografia crítica como um forte instrumento para a manutenção da identidade latina, bem como um auxílio para a desconstrução de conceitos enganadores praticados por mais de quinhentos anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alex Silva de Sousa , Gabrielly Gonçalves Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.