A América Latina como uma construção colonialista:

Uma análise curricular da educação básica

Autores

  • Alex Silva de Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)
  • Gabrielly Gonçalves Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)

Palavras-chave:

Identidade latino-americana, Geografia crítica, Currículo oculto, BNCC, Geografia Escolar

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de levantar discussões acerca dos mecanismos utilizados pelo colonialismo, especialmente em relação à América Latina. As discussões relacionadas aos currículos e a BNCC se tornam essenciais devido a necessidade de entender a gênese do processo de construção do conhecimento e da identidade do indivíduo latino-americano dentro das instituições de ensino. Foram realizadas pesquisas de fontes secundárias e análise documental na qual pode ser detectado a importância da geografia crítica como um forte instrumento para a manutenção da identidade latina, bem como um auxílio para a desconstrução de conceitos enganadores praticados por mais de quinhentos anos.

Biografia do Autor

  • Alex Silva de Sousa , UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)

    Graduando em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC). E-mail: alex.sousa@ufu.br

  • Gabrielly Gonçalves Ferreira , UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)

    Graduanda em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC). E-mail: gabriellyferreira.ggf@gmail.com

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Publicado

2024-01-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A América Latina como uma construção colonialista: : Uma análise curricular da educação básica. (2024). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/72281

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