DINÂMICAS TERRITORIAIS NA BAHIA: UMA ANÁLISE DA POBREZA MULTIDIMENSIONAL A PARTIR DOS CENSOS 2000 E 2010 NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE SUDOESTE BAIANO (VITÓRIA DA CONQUISTA).
UMA ANÁLISE DA POBREZA MULTIDIMENSIONAL A PARTIR DOS CENSOS 2000 E 2010 NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE SUDOESTE BAIANO (VITÓRIA DA CONQUISTA).
Palavras-chave:
Privações; Sudoeste Baiano; Território de IdentidadeResumo
Com base nos estudos sobre adequação ou privação a partir do conjunto de dados disponibilizados pelos censos demográficos de 2000 e 2010, busca-se observar alguns aspectos das condições de educação, saúde e padrão de vida no território de Identidade sudoeste baiano no Estado da Bahia: a porcentagem de concluintes do segundo grau, crianças que frequentam a escola, o acesso ao abastecimento de água, a forma de iluminação do domicílio, o destino do lixo domiciliar, segundo propriedade de bens de consumo duráveis. Nos municípios que compõem os territórios, os melhores índices estão na própria cidade de Vitória da Conquista. Ao final, os resultados apontaram melhora no percentual de pessoas sem adequação, no entanto é preciso aumentar as políticas públicas a fim de que se tenha gradativamente uma maior adequação desses direitos. Neste sentido, confere ao setor público o papel de planejar, criar e executar ações que possam minorar as privações das famílias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ruthe Santos Freitas, Paulo Henrique Luz de Oliveira, Fernanda Calasans Lacerda Pessoti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.