A LITERATURA NEGRA COMO PRÁTICA DE ENSINO NO COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA:

UMA ANÁLISE DO LIVRO “A MENINA AKILI E O TAMBOR FALANTE”

Autores

  • Ana Flávia Borges de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Adriany de Ávila Melo Sampaio Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Antirracismo; Construção Identitária; Contação de História; Ensino de Geografia; Literatura Negra.

Resumo

O presente artigo procura, a partir do livro “A menina Akili e o tambor falante”, de Verônica Bonfim (2016), identificar e analisar os conteúdos geográficos e as relações étnico-raciais referentes à inclusão da temática “História e Cultura Africana e Afro-brasileira” no âmbito da educação básica, tal como preconiza a Lei 10639/2003. Para isso, foi utilizada a literatura negra como maneira de aplicação da referida Lei no ensino de geografia. A literatura pode ser uma ferramenta pedagógica que aproxima o estudante dos conteúdos da geografia e pode assumir um papel importante ao trabalhar conteúdos relacionados ao continente africano como caminhos para a disseminação da igualdade racial e para a promoção de uma geografia antirracista. Buscou-se, então, uma história que tivesse o cenário de um país africano para possibilitar que as crianças, quando a ouvissem, pudessem identificar o lugar de origem dos personagens. A metodologia de pesquisa utilizada foi bibliográfica, com a seleção do livro de literatura infantil. Para a seleção do livro, foram observadas as seguintes características: autores negros; imagens que valorizassem o povo negro, trouxessem informações do continente africano de forma positiva e que contribuíssem com a autoestima da criança negra. Concluiu-se que a literatura negra infantil pode possibilitar uma maior aproximação com a geografia da África, ensinando aos estudantes a reconhecerem a importância das matrizes africanas e de povos que contribuíram para a formação da sociedade brasileira. Assim é possível desconstruir a história única sobre o continente africano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Borges de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Itinerante de Ensino
Religioso da Prefeitura Municipal de Uberlândia (CEMEPE/SME/PMU). Membra do Grupo de Pesquisa em
Ensino de Geografia na Perspectiva do Ser Humano Integral-GPEGPSHI-LAGEPOP

Adriany de Ávila Melo Sampaio, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Docente do Instituto de Geografia (IG) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia na Perspectiva do Ser Humano Integral-GPEGPSHI, e Grupo de Pesquisa Espaços de Educação e Espiritualidade - GPEEE, com base no Laboratório de Geografia e Educação Popular – LAGEPOP.

Downloads

Publicado

2023-10-12

Como Citar

Borges de Oliveira, A. F., & de Ávila Melo Sampaio, A. (2023). A LITERATURA NEGRA COMO PRÁTICA DE ENSINO NO COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: : UMA ANÁLISE DO LIVRO “A MENINA AKILI E O TAMBOR FALANTE”. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/70895

Edição

Seção

Artigos