A LITERATURA NEGRA COMO PRÁTICA DE ENSINO NO COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA:
UMA ANÁLISE DO LIVRO “A MENINA AKILI E O TAMBOR FALANTE”
Palavras-chave:
Antirracismo; Construção Identitária; Contação de História; Ensino de Geografia; Literatura Negra.Resumo
O presente artigo procura, a partir do livro “A menina Akili e o tambor falante”, de Verônica Bonfim (2016), identificar e analisar os conteúdos geográficos e as relações étnico-raciais referentes à inclusão da temática “História e Cultura Africana e Afro-brasileira” no âmbito da educação básica, tal como preconiza a Lei 10639/2003. Para isso, foi utilizada a literatura negra como maneira de aplicação da referida Lei no ensino de geografia. A literatura pode ser uma ferramenta pedagógica que aproxima o estudante dos conteúdos da geografia e pode assumir um papel importante ao trabalhar conteúdos relacionados ao continente africano como caminhos para a disseminação da igualdade racial e para a promoção de uma geografia antirracista. Buscou-se, então, uma história que tivesse o cenário de um país africano para possibilitar que as crianças, quando a ouvissem, pudessem identificar o lugar de origem dos personagens. A metodologia de pesquisa utilizada foi bibliográfica, com a seleção do livro de literatura infantil. Para a seleção do livro, foram observadas as seguintes características: autores negros; imagens que valorizassem o povo negro, trouxessem informações do continente africano de forma positiva e que contribuíssem com a autoestima da criança negra. Concluiu-se que a literatura negra infantil pode possibilitar uma maior aproximação com a geografia da África, ensinando aos estudantes a reconhecerem a importância das matrizes africanas e de povos que contribuíram para a formação da sociedade brasileira. Assim é possível desconstruir a história única sobre o continente africano.
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Copyright (c) 2023 Ana Flávia Borges de Oliveira, Adriany de Ávila Melo Sampaio
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