A CAFEICULTURA GLOBALIZADA NA MESORREGIÃO SUL/SUDOESTE DE MINAS GERAIS

Autores

  • Renata Vieira de Melo Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Agronegócio; Cafeicultura Globalizada; Especialização Produtiva; Minas Gerais.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apontar as características da dinâmica de produção inerentes ao agronegócio cafeeiro na mesorregião Sul/Sudoeste de Minas Gerais.  Para atingir esse intuito, realizou-se uma revisão bibliográfica temática e foram analisados dados secundários dos Censos Agropecuários do IBGE (2017), e da Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE (2021). O estado de Minas Gerais é o maior produtor brasileiro de café, e a mesorregião Sul/Sudoeste se destaca em produtividade e ao acionar serviços especializados que atendam as demandas do setor.  Portanto, podemos afirmar que o café, principal produto do agronegócio mineiro, torna-se fator determinante da especialização produtiva regional, que dinamiza e polariza municípios, exercendo grande poder sobre a economia local. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Vieira de Melo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Licenciada e Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2023-10-12

Como Citar

Vieira de Melo, R. (2023). A CAFEICULTURA GLOBALIZADA NA MESORREGIÃO SUL/SUDOESTE DE MINAS GERAIS. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/70890

Edição

Seção

Artigos