ESTRUTURA COMERCIAL DO BAIRRO EFAPI

– CHAPECÓ/SC ENQUANTO SUBCENTRO, A RELAÇÃO COM AS AGROINDÚSTRIAS DE CARNE E SEUS REFLEXOS NA VIDA DA POPULAÇÃO

Autores

  • Fabiane Ripplinger Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Subcentro; Agroindústrias de carne; Estrutura comercial; Território; Economia;

Resumo

A cidade de Chapecó/SC possui centralidade em um dos maiores circuitos espaciais produtivos de carne da América Latina (PERTILE, 2008). Já o bairro Efapi, localizado em Chapecó, possui ocupação antiga e com grande proximidade a algumas plantas frigoríficas da região, além de ser um grande atrativo aos trabalhadores destes frigoríficos, visto que oferece aluguéis mais baratos, proximidade com o local de trabalho, diversas unidades de ensino que vão desde berçário até o ensino superior. Deste modo, como objetivo central busca-se compreender a estrutura comercial presente no Bairro Efapi em Chapecó, as relações com os frigoríficos de carnes e os impactos disso na vida da população. Deste modo, foram confeccionados mapas para representar as estruturas comerciais e não-comerciais presentes neste bairro, bem como foi realizada uma revisão bibliográfica. Entende-se que este bairro possui características de subcentro e atende a população de diversos bairros e áreas rurais de Chapecó, assim como de outros municípios próximos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Ripplinger, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Licenciada e Mestra em Geografia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2023-10-12

Como Citar

Ripplinger, F. (2023). ESTRUTURA COMERCIAL DO BAIRRO EFAPI: – CHAPECÓ/SC ENQUANTO SUBCENTRO, A RELAÇÃO COM AS AGROINDÚSTRIAS DE CARNE E SEUS REFLEXOS NA VIDA DA POPULAÇÃO. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/70884

Edição

Seção

Artigos