A PESQUISA PEDOGEOMORFOLÓGICA NA ANTÁRTICA: UMA BREVE DISCUSSÃO

Autores

  • Viviane Arantes Koch Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Guilherme Resende Corrêa Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Flávia Monize Ferreira dos Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Stéfany do Nascimento Mamede Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Solo; Paisagem; Pedologia; Geomorfologia; Ambientes Polares.

Resumo

Ainda que, no passado, a Pedologia e a Geomorfologia tenham trilhado caminhos diferentes, por vezes excluindo ou secundarizando elementos importantes na análise da paisagem, uma série de trabalhos vêm, mais recentemente, discutindo a relação solo-relevo, constituindo-se, assim, como ferramentas importantes para a compreensão da evolução das paisagens e tornando evidente a importância dos sistemas pedogeomorfológicos no estudo da gênese e dos processos modeladores da superfície terrestre. Uma das regiões alvo de estudos pedogeomorfológicos, mesmo que ainda de forma bem incipiente, é a Antártica. As áreas livres de gelo, onde ocorrem solos, representam 0,35% da região antártica. Apesar de os solos se distribuírem em uma porção muito pequena, é significativa a lacuna no conhecimento pedológico e geomorfológico dos ambientes antárticos. Os sistemas paraglaciais, proglaciais e periglaciais se destacam nesse contexto, com variadas formas e processos geomorfológicos atuantes, associados a diferentes processos pedogenéticos, condicionando variados tipos de solos. Sendo assim, o objetivo deste estudo é apresentar, com base na literatura, um breve cenário das pesquisas a respeito das inter-relações entre solos e relevos realizadas na Antártica. Além disso, esse trabalho pretende apurar, de forma geral, como essas pesquisas têm contribuído para o entendimento de ambientes polares não glaciais. Reitera-se a complexidade das paisagens antárticas, tanto do ponto de vista geomorfológico, quanto pedológico, e a necessidade de continuidade de estudos pedogeomorfológicos no continente gelado.

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Biografia do Autor

Viviane Arantes Koch, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Guilherme Resende Corrêa, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Docente do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Flávia Monize Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Stéfany do Nascimento Mamede, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Publicado

2023-10-12

Como Citar

Arantes Koch, V., Resende Corrêa, G., Monize Ferreira dos Santos, F., & do Nascimento Mamede, S. (2023). A PESQUISA PEDOGEOMORFOLÓGICA NA ANTÁRTICA: UMA BREVE DISCUSSÃO. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/70867

Edição

Seção

Artigos