A PESQUISA PEDOGEOMORFOLÓGICA NA ANTÁRTICA: UMA BREVE DISCUSSÃO

Autores

  • Viviane Arantes Koch Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Guilherme Resende Corrêa Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Flávia Monize Ferreira dos Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Stéfany do Nascimento Mamede Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Solo; Paisagem; Pedologia; Geomorfologia; Ambientes Polares.

Resumo

Ainda que, no passado, a Pedologia e a Geomorfologia tenham trilhado caminhos diferentes, por vezes excluindo ou secundarizando elementos importantes na análise da paisagem, uma série de trabalhos vêm, mais recentemente, discutindo a relação solo-relevo, constituindo-se, assim, como ferramentas importantes para a compreensão da evolução das paisagens e tornando evidente a importância dos sistemas pedogeomorfológicos no estudo da gênese e dos processos modeladores da superfície terrestre. Uma das regiões alvo de estudos pedogeomorfológicos, mesmo que ainda de forma bem incipiente, é a Antártica. As áreas livres de gelo, onde ocorrem solos, representam 0,35% da região antártica. Apesar de os solos se distribuírem em uma porção muito pequena, é significativa a lacuna no conhecimento pedológico e geomorfológico dos ambientes antárticos. Os sistemas paraglaciais, proglaciais e periglaciais se destacam nesse contexto, com variadas formas e processos geomorfológicos atuantes, associados a diferentes processos pedogenéticos, condicionando variados tipos de solos. Sendo assim, o objetivo deste estudo é apresentar, com base na literatura, um breve cenário das pesquisas a respeito das inter-relações entre solos e relevos realizadas na Antártica. Além disso, esse trabalho pretende apurar, de forma geral, como essas pesquisas têm contribuído para o entendimento de ambientes polares não glaciais. Reitera-se a complexidade das paisagens antárticas, tanto do ponto de vista geomorfológico, quanto pedológico, e a necessidade de continuidade de estudos pedogeomorfológicos no continente gelado.

Biografia do Autor

  • Viviane Arantes Koch, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

  • Guilherme Resende Corrêa, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Docente do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Flávia Monize Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

  • Stéfany do Nascimento Mamede, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Publicado

2023-10-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A PESQUISA PEDOGEOMORFOLÓGICA NA ANTÁRTICA: UMA BREVE DISCUSSÃO. (2023). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/70867