OS PRINCÍPIOS DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NOS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS DA MRV ENGENHARIA EM UBERL NDIA/MG: A QUESTÃO DA ENERGIA SOLAR E DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
Palavras-chave:
Sustentabilidade ambiental; Construção civil; Construção civil sustentável; MRV Engenharia; Uberlândia (MG).Resumo
O objetivo central deste estudo foi analisar as práticas da empresa MRV Engenharia relacionados à sustentabilidade ambiental, especificamente quanto ao uso de energia solar e destino de resíduos sólidos gerados em 11 empreendimentos localizados em Uberlândia/MG. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamento bibliográfico sobre os conceitos de sustentabilidade ambiental e construção civil sustentável; levantamento de dados secundários sobre empresas de construção civil (relatórios e informações sistematizadas na revista Exame e outras); materiais publicitários; sistematização de dados por órgãos do setor empresarial; dados do site da empresa; realização de entrevistas com os síndicos dos prédios indicados. Desse modo, as falas dos participantes exibiram uma visão simples sobre sustentabilidade ambiental, restritas apenas à coleta seletiva de lixo e energia solar. Constatamos também muitos problemas na gestão de coleta de resíduos, feita de maneira desarticulada da cidade. Além disso, em muitos casos, as ditas boas práticas (coleta seletiva e economia de energia) geralmente se restringiam ao espaço interno dos condomínios. Portanto, houve poucos desdobramentos de ações no sentido de mudar condições sociais e econômicas de modo abrangente, ou seja, com impacto sobre a estrutura da cidade, bem como sobre as condições de vida de sua população.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Oracilda Aparecida de Freitas, Júlio César Ramires

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.