BNCC E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO

Análise do Manual do Professor de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Autores

  • Henrique Vian Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Beatriz Junqueira Bernardes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-68888

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, BNCC, Livro Didático, Transversalidade, Componente curricular

Resumo

O presente artigo focalizou analisar a abordagem da Educação Ambiental na BNCC e, consequentemente, como ela se materializa em livros didáticos produzidos para o Ensino Médio. Para isso, em um primeiro momento, (1) levantamos referenciais teóricos que auxiliam a compreensão das diferentes abordagens possíveis na Educação Ambiental, priorizando as três macrotendências político-pedagógicas discutidas por Layrargues e Lima (2014). Subsequentemente, (2) investigamos a estruturação documental da BNCC, suas deliberações acerca da etapa do Ensino Médio e a abordagem referente à Educação Ambiental a partir de levantamentos secundários. Por fim, (3) analisamos como a Educação Ambiental se materializa em livros didáticos para o Ensino Médio a partir de um Manual do Professor produzido pela Editora Moderna.

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Publicado

2024-04-20

Como Citar

Vian, H., & Junqueira Bernardes, M. B. (2024). BNCC E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: Análise do Manual do Professor de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 15(1), 2–22. https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-68888