Geo-história, territorialidade e educação: a migração japonesa em Presidente Prudente/SP

Autores

  • Adriano Amaro de Sousa Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba-SP

Palavras-chave:

Geo-história; Territorialidade, Imigração japonesa, Educação; Presidente Prudente/SP.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade analisar a geo-história da imigração japonesa no Brasil pela territorialização atrelado aos aspectos da educação/cultura desse grupo étnico no município de Presidente Prudente/SP. Para tanto, o procedimento teórico-metodológico está balizado pelos aspectos bibliográficos pelos conceitos de imigração japonesa (ENNES, 2001; SAKURAI, 2000), Geo-história (SANTOS, 1977) e território/territorialidade (SAQUET, 2003). Já a estrutura do texto pode ser dividida em duas partes: na primeira parte, iremos ver os aspectos teóricos balizado nos conceitos de imigração e territorialidade; já na segunda parte, buscaremos apresentar a geo-história da territorialidade dos japoneses em Presidente Prudente/SP. Por fim, visualizamos a ascensão social dos nipo-brasileiros pela tríade migração-desenvolvimento-educação.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Amaro de Sousa, Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba-SP

Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdades Integradas "Antônio Eufrásio de Toledo" (2002). E, também, Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2007). Cursei Mestrado (2010) e Doutorado (2019) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". É Professor do Ensino Superior da FATEC Barueri "Padre Danilo José de Oliveira Ohl" nos cursos de Comércio Exterior e de Transportes Terrestres. E, também, Professor da FATEC Itaquaquecetuba no curso de Gestão Comercial na disciplina de Gestão Ambiental. É professor do Ensino Médio Técnico na Etec Albert Einstein (Casa Verde/SP). Também, Professor Colaborador da Faculdade de Conchas nos cursos de Pós-Graduação na área de Educação para o Ensino Superior. É Pesquisador Associado Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC).Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica Regional Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: população/migração, formação territorial, industrialização, desenvolvimento regional/cultural e ensino.

Downloads

Publicado

2022-07-22

Como Citar

Amaro de Sousa, A. (2022). Geo-história, territorialidade e educação: a migração japonesa em Presidente Prudente/SP. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 12(03). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/66450