O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DO CÓRREGO DA PRAINHA CUIABÁ, MT:

UM OLHAR SOBRE O SÉCULOS XX – XXI

Autores

Palavras-chave:

população; urbanização; recursos hídricos; paisagem

Resumo

O processo de urbanização brasileiro se deu de forma rápida e intensa, não havendo qualquer preparação prévia para os problemas que logo surgiram após o aumento da população na área urbana, um deles foi o aumento da poluição dos recursos hídricos nas cidades e a questão da mobilidade urbana que na época era bem difícil, pois o caminho percorrido pelos operários para chegar à fábrica era longo e o percurso demorado. Desse modo, a solução encontrada foi a canalização dos recursos hídricos e posterior transformação dos córregos em avenidas, o que resultou em uma mudança da paisagem local, fazendo com que o modo de interagir das pessoas com os rios fosse alterado. Com o objetivo de minimizar os impactos da ação do homem sobre o meio ambiente foram criadas leis que visam ao equilíbrio ambiental de forma que garanta para toda a população uma sadia qualidade de vida. Assim, o presente trabalho teve como objetivo demonstrar o processo de urbanização do córrego da Prainha; para isso a metodologia escolhida foi a bibliográfica documental, que tornou possível a busca de informações sobre o processo de urbanização e a verificação da transformação da paisagem ao longo dos anos através de imagens fotográficas. Os resultados da pesquisa demonstraram que a urbanização do córrego da Prainha ocorreu do mesmo jeito que tantos outros espalhados pelo Brasil, ou seja, sua ocupação, iniciada ainda no séc. XVIII com a descoberta das minas de ouro, deu início ao processo de degradação do seu leito e poluição de suas águas, algo que só foi se agravando com o passar dos anos, até que em meados do séc. XX, visto como empecilho para o desenvolvimento de Cuiabá, é retificado de modo que escoasse de forma mais rápida o efluente lançado em seu canal. Posteriormente é canalizado e transformado em avenida após constatarem que estava localizado em uma área estratégica da cidade. No séc. XXI, onde o córrego passava está localizada uma das mais importantes avenidas da cidade sob o nome Av. Tenente Coronel Duarte, popularmente conhecida como avenida Prainha.

Biografia do Autor

  • NILAYNE PEREIRA SOUZA, Universidade Federal de Mato Grosso

    Licenciada em geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso em 2021.

  • Giseli Dalla NORA, Universidade Federal de Mato Grosso

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso atuando nos cursos de Pós-graduação em Geografia e Pós-graduação em História. Líder e Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade - GECA. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em: Planejamento Ambiental; Biogeografia; Geografia Agrária e Educação Ambiental com expressiva atuação nas comunidades tradicionais do Pantana e Cerrado Matogrossense. No período de 2009-2015 atuou em projetos no Centro de Pesquisas do Pantanal -CPP e no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas - INAU voltados aos aspectos socioambientais da Pesca Profissional Artesanal e da Pecuária no Pantanal bem como processos educativos. Atualmente é pesquisadora do Banco de Dados da Luta pela Terra - DATALUTA e Rede Internacional de Pesquisadores em Educação Ambiental e Justiça Climática - REAJA. compreendendo como as comunidades tradicionais se relacionam com a natureza.

Downloads

Publicado

2022-10-10 — Atualizado em 2022-10-10

Versões

Como Citar

O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DO CÓRREGO DA PRAINHA CUIABÁ, MT: : UM OLHAR SOBRE O SÉCULOS XX – XXI. (2022). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 13, 57-77. https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/65562