Caracterização fisiográfica e uso do solo da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Douradinho, no Triângulo Mineiro

Autores

Palavras-chave:

Bacia Hidrográfica, Uso do solo, Caracterização fisiográfica

Resumo

O texto apresenta a caracterização dos aspectos fisiográficos da bacia do ribeirão Douradinho, localizada na Região Geográfica Intermediária de Uberlândia, em Minas Gerais. Para tal, foi realizada uma análise segmentada, recorrendo-se à representação cartográfica dos componentes referentes à litologia, relevo, solos, hidrografia, clima e uso do solo. Para a confecção dos mapas foi utilizado o software QGIS 3.4.15 e, de forma complementar, o programa Google Earth Pro. A delimitação da bacia foi efetuada a partir do MDE (Modelo digital de Elevação) com resolução espacial de 30 metros, obtidos por meio de imagens SRTM (Shuttle Radar Topography Mission). Para a confecção do mapa de unidades geológicas foi utilizado o mapeamento elaborado pela CODEMIG (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), na escala de 1:100.000. O relevo foi caracterizado mediante geração de mapas de hipsometria e declividade, elaborados a partir do GDEM (Global Digital Elevation Model), com resolução espacial de 30 metros, obtidos por meio de imagens ASTER (Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer). A identificação dos solos ocorreu tendo como base arquivos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em escala de 1:250.000. As características da rede de drenagem foram analisadas com base na densidade de rios, densidade da drenagem e hierarquia fluvial, alcançados por meio dos parâmetros sugeridos por Christofoletti (1980). A caracterização da cobertura vegetal e uso do solo foi efetuada a partir de dados do mapeamento do projeto TerraClass Cerrado (2015) e da verificação de suas classes em imagens de satélite e trabalhos de campo. Os dados apresentados poderão servir como subsídio para o planejamento ambiental da bacia, podendo promover a efetivação de ações e práticas voltadas à racionalização da ocupação da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Victor Freitas Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Geografia com habilitação em Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal. Pós-graduado Lato Sensu em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com atuaçao na linha de pesquisa de Estudos Ambientais e Geotecnologias. Integrou o Laboratório de Cartografia e Sensoriamento Remoto (LACAR).

Vanderlei de Oliveira Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

É geógrafo, mestre e doutor em Geografia/Análise Ambiental pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG). Foi professor da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira, professor da Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo, consultor técnico da Ecodinâmica Consultores Associados e sócio-diretor da MERIDIAN - Consultoria em Análise e Gestão Ambiental. Desde 2008 é docente da Universidade Federal de Uberlândia (IG/UFU), dedicando-se ao ensino, pesquisa e extensão em temas e problemas especialmente vinculados à Hidrologia e Climatologia, com destaque para os impactos das mudanças climáticas e do uso e ocupação das terras sobre a dinâmica hidrológica, recorrendo a instrumentos de análise tendencial e recursos geocartográficos.

Downloads

Publicado

2022-07-22

Como Citar

Freitas Silva, J. V., & de Oliveira Ferreira, V. (2022). Caracterização fisiográfica e uso do solo da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Douradinho, no Triângulo Mineiro. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 12(03). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/62541